A Lei do Desejo

(La Ley Del Deseo). Espanha, 1986. Direção e Roteiro de Pedro Almodovar. Direção de Fotografia: Angel Luis Fernandez. Montagem de José Salcedo. 16 anos, 100 min. Cia. Produtora: El Deseo S.A.; Laurenfilm. Não divulgada a distr. no Brasil. Com Eusébio Poncelo, Carmen Maura, Antonio Banderas, Miguel Molina, Manuela Velasco, Bibi Anderson.

 

Gênero – Drama

 

Sinopse – Pablo e Tina são irmãos. Seus pais se separaram quando eles ainda eram meninos, isto é, do sexo masculino. Tina era Tino quando foi viver com o pai e passa a ser sua ‘esposa’ e decidiu então trocar de sexo. Anos depois, ele a abandonou e Tina agora odeia terrivelmente os homens. Pablo é diretor de cinema e tem um romance com Juan que parece não partilhar desta mesma paixão. Pablo conhece Antonio, um rapaz indeciso quanto a sua sexualidade e decidido a seduzi-lo a qualquer custo.


Apreciação –
O mais radical dos filmes de Pedro Almodóvar, sem dúvida. Transsexualismo, homossexualismo e incesto constituem a matéria de Almodóvar neste que foi o seu primeiro sucesso internacional. Com inteligência e sensibilidade, Almodóvar estiliza o dramalhão telenovelesco. O filme é quase uma tragédia, mas também uma comédia com muito humor negro e paixão. Um filme que pode chocar pelas cenas escabrosas. Mas é quase uma obra-prima em termos de liberdade criativa.

 

Fique de Olho – Em Antonio Bandeiras. Ele ainda não tinha conquistado o estrelato internacional. Era apenas um novato talentoso.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais