Abertura do Curta-SE

0

Cerimônia de abertura acontece no dia 16 (Foto: divulgação)

Contemplado pela seleção pública do Petrobras Cultural, o Festival Iberomaricano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) ocorrerá entre os dias 16 a 21 de setembro. Esta 13ª edição do evento terá como tema "Cidades Criativas". A abertura oficial será realizada no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, dando início às mostras competitivas e com programação cultural.

O tema do festival tem o objetivo de propor um contexto de mudanças mundiais, com inspiração no livro ‘Cidades Criativas – Perspectivas’, dos autores Ana Carla Fonseca Reis e Peter Kageyama. Fugindo da ideia de que apenas os artistas têm criatividade, os autores afirmam que qualquer pessoa é criativa, umas mais que outras e que a mesma teoria pode ser aplicada para empresas, vizinhanças e cidades. Mundialmente, Reis e Kageyama mostram que já existem referências de transformação em países como Barcelona, Bogotá, Londres e Nova Iorque.

Para Rosângela Rocha, diretora executiva do festival, em um local de criatividade prevalecem os elementos da inovação, conexão e cultura, independente de história, tamanho e condição socioeconômica. “Uma cidade criativa é uma cidade que surpreende, que atiça a curiosidade, o questionamento, o pensamento alternativo e, com isso, a busca de soluções. Esperamos que a temática aguce a criatividade e a inovação em todos”, explica.

Programação

Além das mostras competitivas, o Curta-SE traz também as mostras informativas, exibidas em espaços alternativos, como o Cinema Vitória, e em cidades do interior sergipano, são elas: Estância, Laranjeiras e São Cristóvão. O festival promove também seminários, oficinas e cursos gratuitos e abertos ao público. As exibições das mostras competitivas da 13ª edição do Curta-SE acontecerão de 16 a 21 de setembro, e as mostras informativas começarão nesta sexta-feira, dia 13.

Outro ponto importante do Curta-SE 13 é a Rodada de Negócios do Nordeste que neste ano alcança sua segunda edição e acontece na semana do festival. O objetivo do momento é fomentar a comercialização e negociação da produção audiovisual da região, quando re.

O pontapé do Festival foi dado no dia 16 de julho com a oficina de introdução aos mecanismos de incentivos fiscais ministrada pela especialista na temática, Raquel Leiko. Essa capacitação teve como objetivo apresentar os conceitos para os produtores culturais de Sergipe, os meios de captarem recursos para suas produções audiovisuais e durou até o dia 18 de julho.

Durante o Festival ainda será realizado um workshop sobre como fazer cinema com material de arquivo e um curso sobre documentário criativo com Gualberto Ferrari. Já o seminário Sergipe Del Rey 2013 traz o painel 'O Futuro do Audiovisual', com Guido Lemos, do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (LAVID).

Programação cultural

Para fomentar o cenário da música local e brasileira, em um festival que atrai milhares de pessoas de diversas nacionalidades, o Curta-Se adianta sua programação cultural, que ainda está recebendo ajustes, e traz a banda carioca de MPB, Fino Coletivo, que toca no encerramento do festival, às 22h, no Teatro Tobias Barreto. No dia 20, o Curta-Se recebe o músico Siba, em parceria com a Casa Rua da Cultura.

Ingressos

A troca de ingressos para a abertura do Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (Curta-SE) acontece na próxima sexta-feira (13) e no sábado (14) das 9h às 17h. Cada ingresso é trocado por um quilo de alimento e cada pessoa tem direito a até dois ingressos.  A troca para a abertura acontece no Teatro Tobias Barreto.

Para as exibições que acontecerão no Cinemark, a troca de ingressos será feita a partir da próxima terça-feira (17), sempre a partir das 10h até os ingressos esgotarem, no estande do Curta-SE, localizado no Shopping Jardins. O bilhete de entrada será trocado por um quilo de alimento não-perecível.

Os ingressos só poderão ser trocados no dia de exibição da mostra. Se o filme for exibido no dia 17, por exemplo, a troca só poderá ser feita na mesma data. Todos os alimentos arrecadados serão doados para instituições filantrópicas. O acesso às exibições diurnas é livre.

Em 2013

O Curta-SE 13 recebeu 618 inscrições nas categorias cinema digital, videoclipe, vídeo sergipano, vídeo de bolso e longa-metragem. As inscrições aconteceram de 18 de fevereiro a 30 de abril. Foi também neste ano que o festival bateu recorde no recebimento de inscrições de outros países: foram 79 produções vindas da Espanha (48), Argentina (18), Portugal  (12) e Venezuela (1). “Acreditamos que isto é fruto do amadurecimento de um trabalho e, claro, de parcerias que estamos buscando em outros países”, destaca Deyse Rocha, Produtora Executiva do Curta-SE 13.

Sergipe teve 42 inscritos, um número 27% maior do que no ano passado. Dos 27 estados brasileiros, 23 tiveram inscritos. São Paulo, mais uma vez, foi o estado que um maior número de realizadores inscreveram suas produções. Foram 154, seguido do Rio com 141.

A categoria cinema digital foi a que recebeu mais produções: 443 inscritos. Incluída este ano no festival, ela engloba os curtas 35 mm e vídeo. "Estamos seguindo uma tendência do mercado de exibição audiovisual e, ao mesmo tempo, simplificando sua apresentação, em um único formato, de cinema digital” , reforçou Deyse Rocha, a partir da experiência nos anos anteriores e atendendo às solicitações de realizadores e corpo técnico.

Apoio

Inscrito na Lei de Incentivo à Cultura, e selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, o Curta-SE  conta com os apoios do Ponto de Cultura Figuras em Trânsito, Pontão de Cultura Digital Avenida Brasil, MIX SE, Secretaria de Estado da Cultura, Instituto Canadá, Infonet, CIA Rio, Foco BR, Nova Digital, Canne, Revista Raça, Fórum dos Festivais, ABCA, Revista Preview, Sebrae/SE, Brasil Filmes, Via Mídia, Superlux, Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, Habib's, Ficc, ABPITV, Conselho Nacional de Cineclubes, Projeto Tamar, Pipa Produções, Segrase, Fest'Afilm, Festival de Avanca e prefeituras de Estância, São Cristóvão e Laranjeiras, Imperial, 3Ecologias, Tag.i. Apoio cultural do Cinema Vitória, BNB, Governo do Estado de Sergipe e Cinemark. A realização é da Casa Curta-SE e Minc/Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais