As Duas Faces da Felicidade- “Le Bonheur” (FRA/1965)

0

Gênero: Romance

Direção: Agnès Varda

Elenco: Jean-Claude Drouot, Claire Drouot, Marie-France Boyer

Idioma: Francês

Legendas:  Português e Espanhol

Áudio: Dolby 2.0 (Francês)

Vídeo: Letterbox

A cineasta Agnès Varda, nesse que é um dos seus mais conhecidos filmes (o outro é “Cleo de 5 às 7”), mostra o jovem François dividido entre duas mulheres. Pai dedicado e marido atencioso, François, que é marceneiro, apaixona-se por Émilie, uma funcionária dos Correios.

O fato de estar traindo sua esposa, Therèse, não o aflige e François se esquiva da angústia de ter que fazer uma escolha- a mulher ou a amante?- administrando, sem nenhum sentimento de culpa, o romance extra-conjugal. Ele quer é ser feliz e parece que o melhor a fazer é seguir em frente, amando e sendo amado pelas duas mulheres.

O problema é que o rapaz é tão sincero, que a partir do momento que revela a Therèse o que está acontecendo, ela é que decide tomar o seu rumo. François não parece se importar muito com o que o destino lhe reserva, preservando a liberdade e, acima de tudo, buscando a felicidade.

A maneira direta e objetiva com que a diretora trata um tema tão complexo é que faz “As Duas Faces da Felicidade” um filme saboroso de se conferir. Aliado a isso, a película tem um colorido exuberante que reforça o sentimento que cada personagem vivencia.

Por Suyene Correia

Comentários