CAPITÃO SKY E O MUNDO DE AMANHÃ

0

(Sky Captain and the World of Tomorrow). EUA, 2004. Direção e Roteiro de Kerry Conran. Produção de Jon Avnet, Marsha Oglesby, Sadiu Frost e Jude Law. Direção de Fotografia: Eric Adkins. Música de Edward Shearmur. Editor: Sabrina Plisco.  106 min. Cia Produtora: Brooklyn Films II/ Riff Raff Blue Flower/ Filmauro Production, para a Paramount. Distr. no Brasil: UIP. Elenco: Jude Law, Gwyneth Paltrow, Angelina Jolie, Giovanni Ribisi, Michael Gambon, Bai Ling, Khan Bonfils, Julian Curry, Mark Wells, Omid Djalili, Trevor Baxter, Laurence Olivier. Gênero: Aventura.

Sinopse – Uma repórter investiga o desaparecimento de cientistas famosos. Após Nova York ser atacada por robôs gigantes voadores, ela pede a ajuda de um piloto aventureiro para encontrar o responsável por estes atos.

Apreciação – Um prodígio da técnica do uso do computador. O diretor estreante filmou todas as cenas com atores, inclusive extras, num fundo azul para que depois pudesse incluir as cenas criadas em CGI, num programa que foi criada por ele próprio. O cineasta deu ao filme o tom de um velho seriado de fotografia, vencendo o desafio extraordinário de fazer, ao mesmo tempo, um filme novo, dos dias de hoje, com visual estilizado dos anos 30 e 40. Para poder inserir o ator Laurence Olivier, falecido em 1989, como o vilão do filme, usou imagens de arquivo. Como a história se passa em 1939, o filme se assemelha às séries de Buck Rogers, Flash Gordon, Superman, com pitadas dos futuristas “King Kong” e “Metropolis”. Imperdível… 

Fique de Olho – O visual do filme já chama a atenção desde o início da projeção. Além de vibrar com os efeitos especiais, preste atenção na presença de Laurence Olivier, o mais shakespereano dos atores de cinema, que, mesmo morto há tantos anos, faz o papel de vilão, graças a recursos de computador.

Comentários