Conservatório de Música e Sesc promovem concerto com Orquestra Jovem

Apresentação, com entrada franca, será na próxima quarta-feira, 17 (Foto: divulgação)

O Conservatório de Música de Sergipe (CMSE), instituição coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em parceria com o Sesc Sergipe, realizará no dia 17 de abril, concerto com a Orquestra Jovem Sesc. A apresentação, com entrada franca, acontecerá às 16h na sala do CMSE, localizada na sede da instituição, situada a rua Boquim, Centro de Aracaju. Já no dia 23, Dia Nacional do Choro, às 19h, haverá a apresentação “O Cavaquinho Brasileiro”, por Washington Oliveira, também com entrada gratuita.

Com mais de 950 alunos, o CMSE é fundamental para a construção e formação cultural e intelectual do estado. Ele realiza eventos todos os meses, com diversas temáticas relacionadas à música, além de a escola profissional de musicalização de Sergipe, a qual oferta vagas de cursos técnicos, de formação inicial (cursos FIC), musicalização e oficinas, por meio de processo seletivo realizado anualmente.

O diretor do CMSE, Heitor Mendonça, explica que o Conservatório representa a principal alternativa de educação musical para o nível profissionalizante e nível técnico em Sergipe. “Nós temos reconhecimento do Ministério da Educação, o que nos torna um centro de referência no estado de Sergipe”, relata.

Os cursos técnicos ofertados são de canto e instrumento. O curso em canto tem carga horária de 945 horas, e o de instrumento tem carga horária de 1.015 horas e conta com 18 habilitações: Flauta, Oboé, Clarinete, Saxofone, Fagote, Trompa, Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo Acústico, Trompete, Trombone, Percussão, Piano, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico e Guitarra. Podem participar alunos matriculados no Ensino Médio e egressos desse nível de ensino.

Já os cursos FIC são voltados para os iniciantes, tanto para banda quanto para orquestra. Essa modalidade tem como foco aqueles que desejem desenvolver habilidades e conhecimento básico para atuação nessas áreas. Para os interessados em atuar em bandas, são ofertados os seguintes cursos: Canto, Flauta, Saxofone, Trompete, Trombone, Teclado, Violão, Contrabaixo Elétrico, Trompa, Tuba, Guitarra e Acordeão. Já para orquestra, são: Canto Lírico, Flauta, Violino, Violoncelo, Trompete, Trombone, Trompa, Tuba, Piano e Violão.

A musicalização tem como objetivo apresentar o universo musical às crianças. Dessa maneira, são ofertadas duas oficinas: Oficina de Vivência Musical e Oficina de Iniciação Musical. A primeira abrange crianças que tenham concluído o 1º ano do ensino fundamental e nunca estudaram música; a segunda atende às crianças que já tenham concluído o 1º ano do ensino fundamental, até a idade limite de 11 anos, e que já tenham estudado pelo menos um ano de Vivência Musical ou ensino equivalente.

As oficinas constituem-se de cursos rápidos diversos, voltados tanto à musicalização de crianças como a breves capacitações para adolescentes e adultos, além de cursos específicos para a terceira idade.

Heitor Mendonça explica como a instituição ajuda no desenvolvimento cultural do estado. “O conservatório ajuda a desenvolver a cultura sergipana, melhorando a qualidade da cena cultural de nosso estado”, afirma.

História do Conservatório de Música de Sergipe

A instituição foi fundada pelo professor, pianista e maestro Genaro Plech, em 1945, por meio da Lei nº 840, de 29 de novembro desse mesmo ano. No início foi denominado Instituto de Música e Canto Orfeônico de Sergipe, com o objetivo de formar profissionais para o ensino de música e canto no estado. Na década de 1960 passou a se chamar Instituto de Música de Sergipe.

O prédio do CMSE funcionou em diversos endereços até chegar à sede atual. Já foi localizado na atual Procuradoria Geral do Estado, na antiga sede da Escola Normal e também no Fórum. Hoje, está situado na rua Boquim, 313, Centro da capital.

Heitor explica que o conservatório é uma oportunidade para os jovens terem um futuro melhor. “Desde 1945 a gente vem formando músicos que vêm se destacando no cenário nacional. Por ser gratuito, é uma alternativa de profissionalização para os nossos jovens que querem seguir a carreira musical”, conta.

O CMSE funciona das 7h às 22h. Para mais informações, (79) 3179-1875, ou www.conservatorio.online.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais