Curso ensina a se expressar bem e dominar sua audiência

0
Curso “Como se Expressar em Público” acontece em abril (Foto: divulgação)

O que você considera mais importante para a sua vida e que poderá, consequentemente, te ajudar a dar um up grade em sua carreira profissional: saber falar bem ou saber se expressar bem? Se a sua resposta foi a segunda opção você está coberto de razão, pois a fala nada mais é do que os sons que o ser humano produz através do trabalho articulado entre a boca, a língua e a bochecha para expressar um pensamento.

Mas, calma, não pense que estamos dizendo, com isso, que a fala não tem importância, pelo contrário, a informação correta é que, para que o ser humano consiga sobreviver em sociedade e realizar boas interações sociais é necessário muito mais que a oralidade dos pensamentos, é preciso um conjunto de fatores para que a perfeita comunicação aconteça entre quem fala e quem ouve. Dentro desse conjunto, além da fala, estão uma boa linguagem, conhecimento sobre o que está sendo falado, dar vazão à emotividade, os gestos corporais e o tom de voz.

“Tradicionalmente, a comunicação é o encontro entre o emissor e o receptor, uma equação que parece ser simples, mas não é, porque cada um desses atores traz, na hora desse encontro, toda a carga de experiências comunicativas anteriores e, nem sempre, esse passado foi positivo. Por isso, não basta apenas falar, é necessário falar usando também o corpo, o sentimento e a organização mental”, explicou a fonoaudióloga Neuza Sales, doutora em Ciências da Saúde, especialista em voz profissional e com formação em psicodrama.

Atuando há cerca de 30 anos em consultório e, vivenciando diversos casos cotidianamente, a Dra. Neuza Sales percebeu a existência de um problema comum a muitos dos pacientes: não saber se expressar, seja para uma pessoa, pequenos ou grandes grupos. Com base nessa constatação, a Dra. Neuza Sales deu início ao curso “Como se Expressar em Público”, que atende a todos os que têm o desejo de melhorar a forma de se comunicar.

O curso é teórico-prático e tem como objetivo treinar, desenvolver e aprimorar competências, conhecimentos, habilidades e atitudes comunicativas para construir uma expressividade de impacto imediato para fins de liderança. E como ela consegue fazer isso? Através da abordagem de 15 temas, dentre eles, autoavaliação da voz, análise da expressividade do falante e a reação do ouvinte, vivência do autocuidado para a saúde vocal, ruídos comunicacionais, sabotadores e procrastinação da comunicação de sucesso. Vai ensinar, ainda, técnicas para aumentar a autoconfiança, a administrar o nervosismo, a timidez e a como se comunicar de forma estratégica diante do público ouvinte.

A Dra. Neuza Sales ressalta que o falar bem não significa que, ao final do encontro, os participantes terão entendido o que o outro quis dizer. “A pessoa pode ter uma boa oratória e parecer altamente pedante aos olhos de quem a vir falando porque o emissor pode ter, dentre outras coisas, focado o discurso apenas na articulação, pois, não é somente através da fala que o ser humano consegue estabelecer uma boa comunicação. E é esse conjunto de fatores necessários para que uma pessoa se torne excelente comunicadora o que eu ensino no meu curso”, enfatizou a fonoaudióloga e Dra. em Ciências da Saúde.

As turmas do curso “Como se Expressar em Público” são compostas por cinco alunos, número considerado ideal pela ministrante para que possa ser feito um atendimento mais personalizado. A próxima turma acontece de 1° a 5 de abril, das 17h às 19h. Os participantes ganharão, ainda, duas horas de aula bônus para tirar dúvidas com a fonoaudióloga, individualmente ou por meio do grupo em WhatsApp. O valor a ser investido é de R$ 500,00 (à vista) para profissionais e R$ 350,00 (à vista) para aluno recém-graduado (com até três anos de formado), pós-graduando, curso de formação ou para profissionais da fonoaudiologia.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais