Espetáculo “A Farsa do Panelada”

0
Espetáculo estreará no dia 14 de dezembro (Foto: divulgação)

Nessa sexta-feira, 14 de dezembro, às 20h, com entrada franca, no Centro de Arte e Cultura de Sergipe, na Orla de Atalaia, acontecerá a estréia do espetáculo “A Farsa do Panelada”, uma livre adaptação do texto de José Mapurunga, com direção de Rita Maia, direção de produção de André Santana e figurinos de Iradilson Bispo.

A comédia se passa no Pedaço (um lugar situado entre o Céu e o Inferno), onde Panelada, um mau caráter, vendedor de panelas, atormenta a vida de Seu Henrique por conta da dívida de uma panela de pressão. Porém, tudo muda quando Santa Edwiges, a protetora dos endividados, e seu fiel conselheiro, o Anjo Gabriel, decidem interceder, desconjuntando todas as leis do Pedaço, do Céu, do Inferno e do Mercado.

O espetáculo é resultado do Curso de Formação de Atores do Sesc que teve início em agosto de 2011 com o objetivo de contribuir na formação prática dos alunos/atores com domínio das principais linguagens e técnicas empregadas na formação do ator, estruturando em oito disciplinas: História do Teatro, Interpretação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, Maquiagem, Canto, Produção Teatral e Prática de Montagem, distribuídas em 636 horas, contando com o corpo docente de profissionais sergipanos e de outros Estados.

De acordo com Rita Maia, a montagem do espetáculo está calcada na experimentação do universo teatral de rua, uma das manifestações mais antigas da cultura popular e que traz na bagagem séculos de histórias e influências que vão desde os folguedos do Nordeste brasileiro até às máscaras dos espetáculos medievais. “É nesse contexto que iniciamos a pesquisa para montagem do espetáculo de encerramento do Curso de Formação de Atores EnCena Sesc. Através de exercícios e jogos, exploramos o universo da Comédia Dell’Art e com leituras coletivas adaptamos a dramaturgia de Mapurunga que apresentamos ao público na certeza do dever cumprido”, conclui a diretora.

Ainda no dia 19 de dezembro os alunos/atores receberão em solenidade festiva, no hall do Sesc Centro, os certificados de conclusão do curso bem como os registros profissionais como Ator/Atriz, emitidos pela Delegacia Regional do Trabalho através do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe – SATED/SE. A programação da solenidade ainda contará com a apresentação do cantor Zéq’ Oliver e dos bailarinos Ewerton Nunes e Luanda Ribeiro.

Comentários