Espetáculo “Chegança do Almirante Negro”

0
Companhia carioca de teatro de rua traz a história da Revolta da Chibata e seu líder João Cândido  (Fotos: Marina França)

Com o espetáculo "Chegança do Almirante Negro", a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades desembarca em Sergipe para apresentar a montagem em três cidades do Estado: Aracaju, Laranjeiras e São Cristóvão, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, respectivamente.

As apresentações ocorrerão em espaços públicos das três cidades. Em Aracaju, a Praça Fausto Cardoso, Centro da Capital, receberá a primeira das três apresentações da companhia a partir das 16 horas do dia 13. São Cristóvão, a cidade mais antiga do Estado, cede a Praça São Francisco, tombada pelo Patrimônio Histórico, para a apresentação da peça no dia 14, às  20 horas. Par a finalizar a série de apresentações, a Praça do Largo da Prefeitura, em Laranjeiras, recebe a montagem no dia 15 às 18 horas.

Espetáculo na rua

O projeto, que foi selecionado pelo programa Petrobras Cultural, apresenta uma montagem baseada no episódio da Revolta da Chibata e seu líder João Cândido Felisberto. Através do Teatro de Rua, os atores encenam um dos principais marcos da história do Brasil.

A Revolta da Chibata foi uma manifestação de militares da Marinha do Brasil, planejado por cerca de dois anos que culminou em um motim entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro. O movimento de revolta com mais de dois mil marinheiros foi liderado pelo marinheiro João Cândido Felisberto. Eles lutavam contra a aplicação de castigos físicos a eles impostos como punição.

Para contar essa história, espaços públicos são os palcos e os curiosos formam a plateia. Músicos, atores e dançarinos atuam sobre pernas de pau, chamando a atenção para o espetáculo apresentando ao ar livre. Com apresentações ao vivo, a trilha sonora também é uma atração. Referenciada nos folguedos populares, foi composta especialmente para o espetáculo, seguindo uma linha de pesquisa baseada em melodias e ritmos do auto popular brasileiro: cheganças e marujadas.

A Companhia traz a tradição do teatro de rua com o intuito de fortalecer essa que é uma das mais importantes manifestações culturais da história. A peça “Chegança do Almirante Negro” se trata de um auto popular nacional que entrelaça intimamente essas raízes e revela parte essencial da memória e identidade do povo brasileiro. A história do líder da Revolta da Chibata, o herói popular João Cândido, será contada em forma de Epopéia Marítima, reapresentando nas ruas este capítulo da história do povo brasileiro, pouco conhecido, mas de grande valor histórico e cultural.

O espetáculo tem direção geral de Ligia Veiga, que também assina os textos ao lado cordelista Edmilson Santini. Conta com direção de arte de Helio Eichbauer, figurinos e adereços criados por Domingos de Alcântara e é encenado pelo elenco da Grande Companhia, em parceria com a Orquestra sobre pernas de pau “Gigantes pela Própria Natureza”. 

Grande Companhia Brasileira Mystérios e Novidades

A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades foi criada em 1981, no Rio de Janeiro, pela diretora Ligia Veiga, e há quase três décadas contribui para a valorização do Teatro de Rua. Em seu repertório busca-se recuperar a linguagem musical e gestual dos antigos atores/músicos populares, inscrevendo-se na categoria do Circo Dramático que inclui teatro, dança e música. Sob a tônica do imaginário cultural das tradições e raízes brasileiras, contribui para a valorização e preservação da memória cultural do país.

Seu histórico soma parcerias com entidades como o SESC, a OI Futuro, Eletrobrás, Funarte e Secretarias de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e Municípios, a Companhia tem levado seu teatro, literalmente nas alturas, às praças e ruas de norte a sul com espetáculos e oficinas gratuitas, divulgando a arte pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais