Exposição ‘Tototós do Rio Sergipe’ será lançada dia 11

0
Tototós serão o foco da exposição (Foto: Felipe Araújo)

A cultura das embarcações tototós, que durante anos foram responsáveis pela travessia Aracaju/Barra dos Coqueiros, foi resgatada e registrada em uma exposição fotográfica e um livro, que serão lançados no próximo dia 11 de agosto, a partir das 19h, no Museu da Gente Sergipana.

A exposição intitulada “Tototós do Rio Sergipe” e o livro “Tototós – embarcações tradicionais do estuário do Rio Sergipe” foram feitos acompanhando o processo de reforma dos tototós, realizado de maneira artesanal pelos próprios totozeiros. A iniciativa é comandada pelo Iphan, Alphaville Urbanismo e Fundação Alphaville.

Giovana Kill, diretora de Meio Ambiente da Alphaville Urbanismo e presidente da Fundação Alphaville, destaca o grande carinho que a empresa tem pelo estado de Sergipe, resultando em grandes projetos de resgate cultural junto às comunidades do município onde empreendimentos estão sendo construídos, Barra dos Coqueiros.  “A gente não poderia trabalhar o urbanismo em uma cidade como Barra dos Coqueiros sem preservar a cultura local, sem pensar em valorizar a identidade de charreteiros, totozeiros, brincantes de reisado, etc. Afinal, isso é tão importante para que as comunidades permaneçam no local quanto preservar o seu meio ambiente”, finaliza a diretora.

Fonte: Divulgação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais