Flor Do Deserto

(Desert Flower). Inglaterra, Alemanha, Áustria, 2009. Direção de Sherry Horman. Roteiro de Smita Bhide, Waris Dirie e Sherry Horman. Produção de Peter Herrman, Sigrid Narjes e Peter Heilrath. Direção de Fotografia: Ken Kelsch. Música de Martin Todsharow. Montagem de Clara Fabry. Desenho de Produção: Jamie Leonard. Direção de Arte: Matthias Klemme, Petra Klimek e Petra Maria Wirth. 120m, 14 anos. Cia. Produtora: Majestic Filmproduction, NTM West Television & Film, Dor Film, ARD Degeto Film, BAC Films, Backup Films, BSI International Invest, Torus. Distr. No Brasil: Imovision. Com Liya Kebede, Sally Hawkins, Craig Parkinson, Meera Syal, Anthony Mackie, Juliet Stevenson, Timothy Spall, Teresa Churcher, Eckart Fritz, Anna Hilgedieck, Emma Kay, Eliezer Meyer, Nick Raig, Robert Robalino, Chris Wilson.

 

Gênero – Drama

 

Sinopse – A Somali Waris Dirie, como milhares de garotas africanas, foi vítima da circuncisão, com apenas três anos de idade. É uma prática na qual o pai manda arrancar o clitóris das filhas para que elas não tenham prazer. Waris, já adulta, virou um símbolo mundial. Tornou-se uma modelo famosa e foi nomeada embaixadora da ONU e diretora de uma fundação, que prega o fim contra tal violência contra as mulheres na África.

 

Apreciação – Vencedor do Festival de San Sebastian, categoria melhor filme europeu, em 2009, este drama da novata Sherry Horman, é um drama comovente baseada numa historia real. Para o critico Sergio Alpendre, “Flor do Deserto é um filme cuja força é, ao mesmo tempo, sua fraqueza. A direção de Horman não radicaliza e opta por narrar a vida de Waris como um conto de fadadas. O ponto mais espinhoso e o tom de denuncia ficam mais para o final”. É filme a se ver obrigatoriamente.

 

Fique de Olho – Em Juliet Stevenson, veterana atriz, que está de volta à profissão.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais