GAIJIN – AME-ME COMO SOU

Brasil, 2005. Direção de Tizuka Yamazaki. Roteiro de Yamazaki, baseado em roteiro de Jorge Duran e em argumento de Yamazaki e Carlos Alberto Diniz. Produção de Yamazaki e Diniz. Música de Egberto Gismonti. Direção de Fotografia: Edgar Moura. Desenho de Produção: Oswaldo Eduardo Lioi. Direção de arte: Yurika Yamazaki. Edição de Diana Vasconcelos e Karen Akerman. Cia. Produtora: Scena Filmes, Art Films, Quanta, Rio Filme. Distr. no Brasil: Art Filmes/Rio Filmes. Livre, 130min. Elenco: Tamlyn Tomita, Jorge Perrugoria, Nobu McCarthy, Kyoko Tsukamoto, Eda Nagayama, Kissei Kumamoto, Luis Melo, Louise Cardoso, Zezé Polessa, Mariana Ximenes, Aya Ono, Lissa Diniz e Dado Dolabella.

Gênero: Drama

Sinopse – Titoe chega ao Brasil em 1908, com a intenção de conseguir dinheiro com o seu trabalho para então voltar ao país-natal, o Japão. Mas, as coisas não ocorrem como planejou. Em 1935, Titoe decide comprar seu primeiro lote de terras em Londrina. A 2ª Guerra Mundial adia mais uma vez os planos de Titoe em retornar ao país. A esta altura ela já cuida dos netos. Os seus familiares continuam enfrentando dificuldade até os 90 com o bloqueio do dinheiro nos bancos, durante o governo Collor.

Apreciação – A diretora Tizuka Yamasaki dá continuidade ao que já mostrara em “Gaijin, Caminhos da Liberdade”, lançado em 1981. Ao custo de 10 milhões e meio de reais, este novo “Gaijin” é, para os padrões nacionais, uma superprodução, inclusive com direito a atores estrangeiros no elenco, caso de Tamlyn Tomita e Nobu McCarthy, ambas com participações destacadas em filmes americanos. Miss McCarthy, aliás, causou problema à produção ao cair doente e finalmente vir a faleceu, vítima de aneurisma abdominal. Mas Tizuka superou tudo e no Festival de Gramado o seu filme levou os kikitos de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante (Aya Ono) e trilha sonora. Filmado em várias partes do país – como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu e até em Kobe, no Japão – este novo “Gaijin” tem tudo para conquistar o mercado externo.

Fique de Olho – Nos três principais atores: Tamlyn Tomita, Nobu McCarthy e o cubano Jorge Perrugoria.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais