Grupos de Metais e Percussão marcam novo episódio da Orsse

0
(Foto: Funcap)

Nesta próxima sexta-feira, 11, vai ao ar pela Aperipê TV, canal 6.1, o sétimo episódio da Temporada Digital de Concertos 2020, da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse). Gravado no palco do Teatro Tobias Barreto, o concerto priorizará os instrumentos de Sopro – Metais, e os instrumentos de percussão. Com a regência do maestro Guilherme Mannis, o concerto trará repertórios de música nordestina, trilhas sonoras do cinema e repertório contemporâneo para percussão. A Orsse é uma realização da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e do Governo de Sergipe. Protocolos de Segurança foram utilizados para a realização do concerto que foi gravado sem presença de público.

O primeiro momento do concerto, realizado em parceria com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado e músicos convidados, traz grandes peças do repertório para esta formação. Duas trilhas do compositor americano John Williams serão apresentadas, as peças “Fanfarra Olímpica” e “Summon the Heroes”, concebidas para as olimpíadas de 1984 e 1996. Completam o programa, entre outras obras, uma homenagem a Sergipe, com a apresentação de um dobrado dedicado ao trombonista e maestro José Ferreira Júnior, e a instigante peça “Cantos Nordestinos”, composta por Gilberto Gagliardi.

Na segunda parte do programa, o quarteto de percussionistas da Orsse, formado por James Bertisch, Ismark Nascimento, Júlio Fonseca e Sidiclei Santana, apresentará um repertório variado, transitando por peças contemporâneas, tais como a Sonata para Tímpanos de John Beck, e populares, como a peça África, de David Paich e Jeff Porcaro, em arranjo especial para percussão concebido pelo próprio James Bertisch.

Sobre o concerto, o maestro Guilherme Mannis, diretor artístico do grupo, dá algumas diretrizes: “A Temporada Digital faz com que possamos criar diversos subgrupos da nossa Orquestra, evidenciando ao público as especificidades dos instrumentos. Os concertos têm apresentado novas sonoridades e composições diversas, o que tem trazido grande diversidade à nossa programação. Espero que o público se divirta com essas descobertas.”

Após a veiculação do programa na Aperipê TV, canal 6.1, o concerto será disponibilizado integralmente nas redes sociais da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Youtube, Facebook e Instagram), assim como também no Youtube da Aperipê TV, a partir do dia 28 de novembro, às 20h30.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica de Sergipe

Temporada Digital 2020 – Teatro Tobias Barreto

Sexta-feira, 11 de dezembro de 2020, 18h50. Transmissão na Aperipê TV, Canal 6.1.

Sábado, 12 de dezembro de 2020, 20h30. Estreia nas redes da Orsse: Youtube, Facebook e Instagram.

 

Grupo de Sopros e Percussão – Metais

Parceria com a Banda do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

Guilherme Mannis, regente

 

John WILLIAMS

Summon the Heroes

John WILLIAMS

Fanfarra Olímpica

Edvard ELGAR

Nimrod, das Variações Enigma

Claude DEBUSSY

A menina com cabelos de linho

Maurício SILVA

Dobrado “José Ferreira dos Santos Júnior”

Gilberto GAGLIARDI

Cantos Nordestinos

 

Grupo de Percussão da Orsse

 

Ney ROSAURO

Cadencia Para Berimbau

Luiz D’ANUNCIAÇÃO

Batuque

João Marcos SENNA

Acalanto/Baião, para Vibrafone. Solista: Ismark Nascimento

John BECK

Sonata para Tímpanos. Solista: James Bertisch

Garwood WHALEY

Diálogo, para tímpanos e caixa

David PAICH, Jeff PORCARO
Africa . Arranjo: James Bertisch

 

Fonte: Funcap

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais