Juno

0

(Juno). EUA, Canadá, Hungria, 2007. Direção de Jason Reitman. Roteiro de Diablo Cody. Produção de Lianne Halfon, John Malkovich, Mason Novick e Russel Smith. Música de Matt Messina. Direção de Fotografia: Eric Steelberg. Desenho de Produção: Steve Saklad. Direção de Arte: Michael Diner e Catherine Schroer. Edição de Dana E. Glauberman. 10 anos, 96m. Cia. Produtora: Mandate Pictures, Mr. Mudd, para a Fox Searchlight Pictures. Distr. no Brasil: Fox Filmes do Brasil. Com Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J. K. Simmons, Olivia Thirlby, Eileen Pedde, Rainn Wilson, Daniel Clark, Darla Vandenbossche, Aman Johal, Valerie Tian.

 

Gênero – Comédia

 

Sinopse – Juno é uma garota de apenas 16 que enfrenta um problema: está grávida de Paulie, um grande amigo, seu amante eventual por apenas uma vez. Disposta a fazer um aborto, desiste da idéia ao chegar à clínica. Com a ajuda de uma amiga, Leal, ela procura um casal que se disponha a criar o menino. É quando conhece o casal Vanessa e Mark, que estão dispostos até a ajudá-la financeiramente.

 

Apreciação – O diretor Jason Reitman é filho do também diretor e produtor, Ivan Reitman, autor de inúmeros sucessos. É seu segundo filme e com ele já ganhou uma série de prêmios (como o de público no Festival de Estocolmo e o do Júri Jovem do festival de Gijón, na Espanha). Está na disputa do Oscar nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor atriz e melhor roteiro original. A estreante Ellen Page prestou inestimável colaboração na arquitetura do roteiro da estreante Diablo Cody, uma bailarina de strip-tease que é também uma revelação na literatura.

 

Fique de Olho – Justamente em Ellen Page, que tem toda a chance de ganhar o Oscar de melhor atriz.


Por Ivan Valença

Comentários