Memórias de uma gueixa

0

(Memoirs of a Geisha). EUA, 2005. Direção de Rob Marshal. Roteiro de Robin Swicord, baseado em novela de Arthur Golden. Produção de Lucy Fisher, Douglas Wick, Steven Spielberg. Direção de Fotografia: Dion Beebe. Desenho de Produção: John Myhre. Música de John Williams. Edição de Pietro Scala. 14 anos, 145min. Cia Produtora: Columbia Pictures, Dreamworks Pictures, Spyglass Entertainment, Amblin Entertainment e Red Wagon Entertainment. Distr. no Brasil: Columbia Pictures. Elenco: Ziyi Zhang, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Gong Li, Koji Yakusho, Youki Kudoh, Kaori Momoi, Tsai Chin, cary-Hiroyuki Tagawa e Duk Kim.

 

Gênero: Drama

 

Sinopse – Sayuri é vendida por sua família  para uma casa de geixas, onde começa como aprendiz, mas é perseguida por uma outra, no caso, a mais importante da casa, Hatsumomo. Sofre muito, chega a ser expulsa do lugar porque se apaixona por um homem mais velho que encontra um dia num parque. A chegada da Segunda Guerra Mundial põe fim aquele sistema de vida.

 

Apreciação – Projeto acalentado por muitos anos por Steven Spielberg – nos últimos 15 anos, todos os anos, ele anunciava o projeto – terminou, afinal, sendo feito (mas com produção do próprio Spielberg) por Rob Marshall, o diretor do elogiado e premiadissimo musical “Chicago”. Mas, o filme redundou num fracasso artístico acima do que se esperava. E criou até um problema, foi proibido na China (a alegação oficial é por causa de cenas de sexo fortes) e não faz boa carreira no Japão (há muita chinesa fazendo papel de japonesa). No resto, o filme é elogiado pela brilhante fotografia e ótima trilha sonora. Foi indicado ao Oscar nestas duas categorias, mais direção de arte, figurinos e edição de som. Três das melhores atrizes chinesas encabeçam o elenco: Gong Li, Ziyi Zhang e Michelle Yeoh. O filme tem obtido carreira modesta nas bilheterias.

 

Fique de Olho – Em Ziyi Zhang. Uma das atrizes preferidas de Zhang Yimou, ela está aqui impecavelmente bonita. E não se critica o seu trabalho. Esperava-se até que fosse candidata ao Oscar, mas ficou de fora.

Comentários