O Assalto ao Trem Pagador (BRA/1962)

0

Gênero: Policial
Direção: Roberto Farias
Com: Eliezer Gomes, Grande Otelo, Reginaldo farias, Jorge Dória, Ruth de Souza, Chica Xavier, Helena Ignês
Idioma: Português
Legendas:  Português, Inglês, Espanhol
Áudio: Português (Dolby Digital 2.0)
Vídeo: Fullscreen

Clássico do cinema nacional, “O Assalto ao Trem Pagador” é baseado livremente no assalto ao trem de pagamentos da Central do Brasil ocorrido em 1960. O diretor Roberto Farias contou com parte do orçamento de 18 milhões de cruzeiros (moeda da época) para reconstituir com maestria a cena do assalto e construir uma favela cenográfica bastante convincente.

O filme “enche os olhos” do espectador não só por conta do realismo impresso na película (desde os cenários à caracterização dos atores), mas também pelo elenco afiado e pela ousadia do diretor de fotografia Amleto Daissé (com ângulos de câmera inimagináveis para os padrões do cinema nacional da época).

No filme, o bando de Tião Medonho (o estreante Eliezer Gomes) assalta o trem pagador que levava cerca de 27 milhões de cruzeiros. Todos favelados, à exceção do malandro Grilo, decidem num pacto, não gastar mais que 10% do valor roubado, para não levantar suspeitas.

O primeiro a quebrar o acordo é o próprio Grilo e, numa espécie de efeito cascata, gradativamente, os outros envolvidos também irão esbanjar de sua pequena fortuna, despertando a inveja em outros moradores da favela e a desconfiança da polícia. Depois de um ano de investigações o delegado (Jorge Dória) vai prendendo os envolvidos até fechar o cerco em torno de Tião Medonho.  

O DVD traz uma diversidade de extras como filmografia, depoimentos de atores e técnicos, trilha sonora original, crítica de Luiz Zanin, Comentário de Nélson Rodrigues, fotos de bastidores e fotografias de cenas.

Por Suyene Correia

Comentários