ONDE ANDA VOCÊ

0

Brasil, 2003. Direção de Sérgio Rezende. Produção de Mariza Leão. Argumento e roteiro de Leopoldo Serran e Sérgio Rezende, com colaboração de Marcelo Madureira. Música de David Tygel. Montagem de Isabelle Rathrry Direção de Fotografia: Guy Gonçalves. Elenco: Juca de Oliveira, José Wilker, Regiane Alves, José Dumont, Drica Moraes, José Vasconcelos, Castrinho, Paulo César Pereio e Aramis Trindade. Gênero: Comédia/Drama

Sinopse – Cômico veterano e quase esquecido, Felício Barreto, ao saber da morte da ex-mulher, Paloma, resolve sacudir o marasmo e tenta retomar a carreira. Para isso, vai ao Nordeste, em busca do lendário cômico popular Boca Pura, que ninguém sabe se existe de verdade. Sua idéia é fazer com ele uma dupla de palhaços semelhantes à que manteve no passado com Mandarim, ex-amigo que lhe roubou a mulher e depois se matou. Mandarim e Paloma aparecem ocasionalmente a Felício como fantasmas do passado.

Apreciação – Diretor de superproduções (“A Guerra de Canudos”, “Lamarca”, “Mauá, o Imperador e o Rei”) Sérgio Rezende tenta agora um filme mais intimista, em que analisa os rumos da comédia à brasileira. Mas é também uma comédia sobre “as pequenas coisas da vida”. O diretor diz que procurou homenagear os primeiros filmes de Fellini e os últimos de Charles Chaplin. Como bom diretor de atores, Rezende extrai interpretações sensacionais de Juca de Oliveira, José Wilker e da novata Regiane Alves.

Fique de Olho – Em José Dumont. Ele não aparece muito no filme – é o personagem que conduz Juca de Oliveira nos caminhos pelo Nordeste – mas certamente mostra, mais uma vez, porque é um dos melhores atores do Brasil nos dias de hoje, embora sempre encarnando, pelo próprio tipo físico, um nordestino.

Comentários