ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?

(Khaneh-ye Dust Kojast). Irã, 1987. Direção de Abbas Kiarastomi. Livre, 90 min. Elenco: Babad Ahmadpour e Ahmad Ahmadpour.

Gênero: Drama 

Sinopse – Ahmad, de 8 anos, leva o caderno de Mohamed, seu amigo, por engano. Sabendo que Mohamed será expulso do colégio caso não leve o dever de casa, Ahmad decide levar o caderno de volta para o amigo. Só que não conhece a vila onde Mohamed mora. Inicia então uma jornada à procura do amigo.  

Apreciação – Ao tempo da realização deste filme, estava no poder no Irã o regime xiita do Aiatolá Khomeini. Isso explica muito da delicadeza que o filme retrata, e até o receio de uma crítica mais profunda ao regime do país. Foi, todavia, o filme que revelou o talento de Abbas Kiarostami, considerado hoje o pai do cinema contemporâneo do Irã. Ele dá início, aqui, a uma trilogia que continua com “A Vida e Nada Mais” (E a Vida Continua) – que passa amanhã – e se concluiu com “Através das Oliveiras”, o único que foi exibido em Aracaju. Uma vez o filme concluído, a Censura iraniana proibiu a exibição, só liberando a película para exibição no Exterior. Prometeu a Kiarostami, porém, que se ele não falasse muito o filme seria liberado. Mas, nos festivais dos quais participou, Kiarostami reclamou das rígidas leis iranianas para se fazer um filme. Por exemplo: o close do rosto de uma mulher era proibido. 

Fique de Olho – Na singeleza da história, mas, ao mesmo tempo, no seu caráter humano. Um belo filme, portanto.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais