Peruano é uma das atrações da Festa de Cruz de Bela

0
Peruano é uma das atrações da festa (Foto: instagram)

A tradicional Festa de Cruz de Bela começa neste sábado, 18, a partir das 22h. Com atrações locais e nacionais, o evento é realizado pela Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e pelo Governo Federal, através do Ministério do Turismo.

De acordo com historiadores, em meados de 1888, a menina de nove anos, Felisbela (Bela), foi atingida, acidentalmente, por um tiro do fuzil de um soldado, quando limpava seu armamento. A menina se deslocava para comprar querosene para o candeeiro, que iluminava sua residência. Após a morte de Bela, uma cruz foi colocada na parede do então trapiche Ganhamoroba. Tempos depois, foi erguida uma capela para atender aos pedidos dos devotos da menina, que a comunidade considerava santa, e acreditava em seus milagres.

A Igreja não reconhece a santidade de Bela, mas a festa, que entrou para o calendário cultural do município, acontece anualmente com a celebração de missa, parque de diversão, apresentação de bandas e de grupos folclóricos.

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 18 de novembro

22h – Art Mania
00h – Peruano e Cavaleiros do Forró
02h – Xandy e Nanda

Domingo, 19 de novembro

16h – Leketchê
18h – Jam e a Karreta
20h – Nethynha Bardo
22h – Gil Mendes (Ex-Forró dos Plays)

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais