Continua ganhando seguidores: um pouco da história do bingo

0

A origem do bingo até o momento é indecifrável, pois segundo os historiadores se situa em diferentes épocas e lugares, segundo as fontes consultadas, a origem do bingo está localizada em diferentes épocas e lugares. Apesar da falta de certezas exatas, acredita-se que os sumérios e os assírios foram os primeiros dos quais testemunhamos o gosto por esses jogos. Esculpindo um osso de animal, eles o usaram como dado, fazendo apostas para combinar com a cara do dado que ficaria exposto. E embora pareça que tudo é deixado ao acaso, na verdade, é importante saber dominar a probabilidade e a estatística para ter uma chance real de ganhar.  Apesar de haver os primeiros indícios desse jogo por aqui, a maioria dos historiadores e pesquisadores concorda que o verdadeiro início e a seguinte expansão ocorreram na Europa, principalmente na Itália, durante o século XVI. Antes do Império Romano, já existiam alguns recipientes cheios de bolas que representavam as aldeias e as cidades. Assim, eles jogaram os impostos que iriam pagar. Logicamente, com a evolução dos governos e, portanto, de suas regras e regulamentos, esse costume se perdeu para resolver esses tipos de questões, mas não para sempre, pois as classes sociais mais altas continuaram a usá-lo como um simples passatempo, e não com questões econômicas ou fins governamentais.

O verdadeiro começo: Itália

Seguindo esta linha, chegamos ao evento mais seguro desta história: em 1530 surgiu o jogo da Loteria italiana, “Lo Giuoco del Lotto d’Italia”. Seu funcionamento era semelhante ao bingo que conhecemos hoje: bolas numeradas e cartões com números aleatórios. Durante esses anos, tornou-se tão popular que rapidamente se espalhou para o resto da Europa, e teve um de seus grandes picos de fama na França no século 18 (onde foi rebatizado de “Le Lotto”). Por fim, o bingo cruzou o oceano e chegou aos Estados Unidos, onde as feiras locais e diversas festividades o incluíram à noite como mais uma diversão. Pelo que foi dito, esse jogo era jogado com feijão em vez de fichas para cobrir os números cantados nas cartas de cada participante. Disto também acredita-se que venha o seu nome, denominado na época “Beano”, já que “bean” significa feijão em inglês.
Mas por que não é conhecido por esse nome hoje? Bem, por Edwin S. Lowe. Um fabricante de brinquedos que, tentando ampliar sua visão e o crescimento do negócio, o apresentou a seu grupo de amigos. A emoção que se instalou entre eles ao jogar este jogo inovador foi tal que um deles ao completar a sua carta não conseguiu conter a adrenalina e, em vez de gritar “Beano”, acabou por gritar “Bingo”. 

Hoje, o bingo continua conquistando fãs de todas as idades. Tanto que foram criadas variações, como o vídeo bingo, que se mistura com o melhor das caça-níqueis. Se ainda não experimentou, pode experimentar uma versão demo do jogo, ou seja, pode jogar video bingo gratis sem a necessidade de apostar com dinheiro real.

Fonte: Javier Roca

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais