Quem Quer Ser um Milionário?

(Slumdog Millionaire). EUA/Inglaterra, 2008. Direção de Danny Boyle. Roteiro de Simon Beaufoy, baseado em livro de Vikas Swarup. Produção de Christian Colson. Música de A. R. Rahman. Direção de Fotografia: Anthony Mantle. Desenho de Produção: Mark Digby. Edição de Chris Dickens. 120m, 16 anos. Cia. Produtora: Celador Filmes para a Fox Searchlight. Distr. no Brasil: Europa Filmes. Com Dev Patel, Freida Pinto, rubiana Ali, Ayush Mahesh Khedekar, Tanay Cheda, Madhur Mittal, Janet de Vigno, Mia Drake, Arfi Lamba, Taira Colah, Anil Kapoor, Feroz Abbas Khan.

 

Gênero – Comédia dramática

 

Sinopse – Jamal K. Malik é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV “Quem quer ser um milionário?”. Inicialmente desacreditado, ele enontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas.

 

Apreciação – Um critico disse que esse é o filme típico de uma época de crise. Barato (custou apenas 10 milhões de dólares) e bom (o faturamento já ultrapassa os 150 milhões de dólares) além de colecionador de prêmios – os últimos foram os Oscars, nada menos que oito, entre melhor filme, diretor, roteiro e música. Um outro disse que Hollywood rende-se a Bollywood, ou seja, à indústria de cinema da Índia. O filme foi feito lá, com atores e técnicos recrutados naquele país. Não há porém uma rendição, até porque “Slumdog Millionaire” é muito mais uma produção inglesa do que norte-americana. Por fim, um terceiro critico chega a alimentar a polêmica dizendo que ele é uma versão indiana do brasileiro “Cidade de Deus”, coisa que irrita o inglês Danny Boyle. Mas que tem muita similaridade, isso tem…

 

Fique de Olho – Na atriz Freida Pinto, que, além de bonita, mostrou-se muito boa atriz. A acompanhá-la, evidentemente.

 

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais