Samusica: amigos dão as mãos

0
Artista está afastado dos palcos há quatro meses (Foto: Hannah Pamela)

A noite de 3 de setembro promete ser memorável para os apreciadores da boa música. Vinte artistas sergipanos subirão ao palco do Iate Clube de Aracaju, a partir das 20 horas, para o ‘Samusica: amigos dão as mãos’, show em homenagem a Samuca, violonista que há 17 anos imprime seus acordes na noite aracajuana ao lado da cantora Patty, com quem é casado há 21. Aos 50 anos de idade e 30 de profissão, Samuca está hospitalizado desde o último mês de abril, em tratamento contra a pancreatite.

Participam do show artistas como Amorosa, que também assina a produção, Paulo Lobo, Soayan, Fábio Lima, Ivana Dantas, Lina Sousa, Lenora, João Ventura, Gentil, Silvio Rocha, Roberto Sare, Lu Muniz e Barbara Sandes. Sob direção musical de João Alberto, o Samusica traz um repertório de clássicos da música popular brasileira e sergipana, de Tom Jobim a Ismar Barreto. Tudo será documentado em DVD, dirigido por Pascoal Maynard.

“A música tem um diferencial de muitas profissões. As notas musicais tocadas ou cantadas unem musicistas, compositores e intérpretes. Amizades são construídas através dela. O show do dia 3 traz uma prova deste milagre tão comum em nosso meio. Reunirá vozes, estilos e talentos diversos. Também será mais um marco para a música sergipana”, avalia a cantora e compositora Amorosa, que em 2015 comemora 30 anos de uma carreira marcada por apresentações no Brasil, Alemanha, Áustria, Estados Unidos e Inglaterra, além de premiações, como no Festival Canta Nordeste e na Festa da Música Brasileira, em 2001, no Rio de Janeiro, onde foi reconhecida como  melhor intérprete.

Mineira radicada em Sergipe há quase duas décadas, Soayan, também participará do Samusica. Cantora profissional há 28 anos e reconhecida por seu estilo jazzístico e interpretações de blues e MPB, ela diz que o momento é de confraternização e fortalecimento da arte. “É sempre bom quando artistas se unem por uma causa nobre ou simplesmente para celebrar a música. Me sinto muito honrada em poder cantar pelo Samuca, amigo de longa data, e ao lado de tantas pessoas queridas. Vamos imprimir a força da nossa música e mostrar que Aracaju também pode se unir artisticamente”, comenta.

Compositor, violonista e dono de uma das 500 vozes mais bonitas do Brasil, segundo o programa The Voice, Fábio Lima também empresta seu talento ao Samusica. “Estou muito feliz em fazer parte desse show que é muito maior do que qualquer bem material que possamos ter por perto, pois fala do maior de todos os sentimentos, o amor. Um amor muito grande que sentimos pelo Samuca e pelo qual subiremos ao palco. A minha expectativa é de que seja um dia de muita emoção”, diz Fábio, vencedor do prêmio Destaques da Cultura, nas edições 2013 e 2014, como melhor cantor do Estado.

Outra grande voz que ecoará no palco do Iate Clube é a da cantora, compositora e musicista Lina Sousa, ex-integrante do grupo As Moendas, que nas décadas de 1970 e 1980 impulsionou a música sergipana para além dos seus limites territoriais, inclusive com apresentações na Europa. Junto ao grupo, Lina acompanhou Vinícius de Morais e Toquinho em turnês pelo Brasil e participou da gravação de dois discos da dupla, ao lado de Tom Jobim e Chico Buarque.

“Cantar do Samusica, para mim, é poder dar as mãos a muitas mãos que, unidas, formam uma força. Essa força fornece energia e essa energia vai para o nosso grande amigo, o querido Samuca. Que essa energia seja bastante linda, clara, leve e faça o bem que ele precisa. Cantar com toda essa energia é cantar com felicidade”, afirma Lina Sousa.

“Só posso agradecer, em meu nome e no de Samuca, pelo empenho e grande carinho de todos os envolvidos nesse lindo projeto em homenagem a Samuca. Artistas, jornalistas, amigos e familiares”, resume Patty, companheira de Samuca nos palcos e na vida, que também fará participação especial no show. Os ingressos estão à venda na loja Ana Flor (Galeria Flora Center, Avenida Hermes Fontes, 555). A mesa custa R$100 e a entrada individual R$25. Mas o evento é de valor inestimável.

Fonte: Divulgação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais