SOB O DOMÍNIO DO MAL

(The Manchurian Candidate). EUA, 2004. Direção de Jonathan Demme. Roteiro de Daniel Pyne e Dean Georgaris, baseado no romance de Richard Condon. Direção de Fotografia: Tak Fujimoto. Música de Rachel Portman. Produção de Scott Rudin, Tina Sinatra, Jonathan Demme e Ilona Herzberg. Edição de Carol Littleton e Craig McKay. Cia Produtora: Clinica Estético e Jonathan Demme Production para a Paramount Picutres. Distr. no Brasil: UIP. 130 min. Elenco: Denzel Washington, Meryl streep, Liev Schreiber, Jeffrey Wright, Kimberly Elise, Jon Voight, Ted Levine, Miguel Ferrer, Bruno Ganz, tom Stechschulte, Pablo Schreiber, Simon McBurney, Vera Farmiga, Robyn Hitchcock;

Gênero: Suspense político 

Sinopse – Durante a primeira guerra do Iraque, Bem Marco e seu regimento são vítimas de uma emboscada. Ben não guarda senão lembranças vagas. Ele se lembra que Raymond Shaw, um dos seus soldados, salvou todos os homens e obteve em seguida a muito rara Medalha do Congresso. Um dia, um velho camarada de Ben vem lhe ver. Ele parece estar louco. Ele inquieta Ben quando fala de um complô e de sonhos recorrentes que também são sentidos por Ben. O militar decide então dar início a uma enquête, para descobrir o que realmente se passou naqueles dias do ataque. Ele procura, numa primeira instância, o próprio Raymond, em plena campanha eleitoral para o posto de vice-presidente dos Estados Unidos.  

Apreciação – A primeira versão de “The Manchurian Candidate”, exibida no Brasil com o mesmo título da versão de agora, criou praticamente um novo gênero, a ficção política. É considerado, hoje, uma obra-prima, e um filme que consagrou a carreira do cineasta John Frankenheimer. A versão de agora conserva praticamente a mesma estrutura da anterior, alterando apenas os vilões, os comunistas antes, os iraquianos hoje. Um fato interessante: nos anos 80, o ator Frank Sinatra (que lidera o elenco ao lado de Laurence Harvey) que também era o produtor do filme, quis relançá-lo, mas foi convencido pelo governo americano a esquecer o projeto. Agora, a filha de Sinatra, Tina, dona do roteiro original, convenceu Jonathan Demme, o autor de “O Silêncio dos Inocentes” a expor uma nova versão. Que, dizem, é tão boa quanto a primeira. 

Fique de Olho – No excelente trio de atores principais: Denzel Washington, Meryl Streep e Liev Schreiber. Este último já está sendo sério candidato ao Oscar de melhor ator coadjuvante.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais