Somese exibe “Balzac e a Costureirinha Chinesa”

0

Por Murilo da Silva Navarro

 

O Cine Clube da Sociedade Médica de Sergipe (SOMESE) exibe no dia 18 de fevereiro (sábado), às 10h, o filme Balzac e a Costureirinha Chinesa (2001), do cineasta Dai Sijie.


A produção sino/francesa é uma crônica da vida na China durante a Revolução Cultural implantada no final dos anos 60 pelo ditador Mao Tse-Tung. Balzac e a Costureirinha Chinesa é um filme sobre a felicidade da descoberta da literatura, a liberdade adquirida através dos livros e a fome insaciável pela leitura, numa época em que as universidades foram fechadas e os jovens intelectuais mandados ao campo para ser  “reeducados por camponeses pobres”.


Baseado no best-seller autobiográfico de Dai Sijie, que vendeu quase 400 mil exemplares na França e foi traduzido para 25 línguas, o filme narra a história de Luo (Chen Kun)  e Ma (Liu Ye), dois jovens universitários de Pequim que são enviados para as montanhas do Tibet a fim de ser “reeducados” e ter seus hábitos e pensamentos burgueses pulverizados e esquecidos. Num verdadeiro paraíso de paisagens deslumbrantes, eles trabalham na mineração de cobre e no preparo da terra para o plantio, descobrem a amizade, tentam se livrar do perigoso chefe local e conhecem a doce costureirinha (Zhou Xun) do povoado, com quem iniciam uma amizade e por quem acabam se apaixonando. Num país onde a leitura era proibida, Luo, Ma e a costureirinha vão desafiar as severas regras escondendo livros de grandes autores como Gogol, Dostoievski, Stendhal, Kipling, Dickens, Balzac e a leitura se torna uma luz em meio ao obscurantismo do período de suas vidas.

 

Após o filme haverá debate com o público

 

BALZAC E A CUSTUREIRINHA CHINESA
 De Sijie. Com Chen Kun, Liu Ye e Zhou Xun

Dias: 18 (sáb.)
Horário: 10 horas
Local: Cine Clube Somese – rua Guilhermino Rezende, 426 (atrás do Hospital São Lucas)
Preço: Grátis

Comentários