Superman – O Retorno

(Superman Return). EUA, 2006. Direção de Bryan Singer. Roteiro de Michael Dougherty e Dan Harris, baseado em estória de Bryan Singer, Dougherty e Harris e nos personagens criados por Jerry Siegel e Joe Shuster. Produção de Gilbert Adler, Jon Peters e Singer. Música de John Ottman. Direção de Fotografia: Newton Thomas Sigel. Desenho de Produção: Guy Dyas. Direção de Arte: Hugh Bateup, Damien Drew, Lawrence  A. Hubbs, Catherine Mansill, John Pryce Jones e Charlie Reval. Edição de Elliot Graham. 10 anos, 154min. Cia. Produtora: Red Sun Productions; Peters Entertainment; Original Film; Bad Hat Harry Producion; DC Comics; Legendary Pictures; Warner Bros. Distr. no Brasil: Warner Bros. Elenco: Brandon Routh, Kevin Spacey, Kate Bosworth, James Marsden, Frank Langella, Sam Huntingon, Eva Marie Saint, Parker Posey, Kal Penn, Stephen Bender, David Fabrizio, James Karen, Jack Larson, Ian Roberts, Jeff Truman, Peta Wilson.

 

Gênero: aventura

 

Sinopse – Após alguns anos de um misterioso desaparecimento, Superman retorna ao planeta Terra. Porém, a situação em Metropólis está bastante mudada desde que o Homem de aço deixou o planeta, pois a cidade se acostumou a viver sem ele. Além disto, Lois Lane, sua grande paixão, seguiu sua vida após o sumiço do herói. Ao mesmo tempo em que precisa se adaptar a nova realidade, Superman precisar enfrentar um antigo inimigo, Lex Luthor, que planeja um meio de acabar com ele de uma vez por todas.

 

Apreciação – O mais novo blocksbuter do cinema americano. Arrecadou 125 milhões de dólares na primeira semana de exibição nos Estados Unidos. Custou quase 250 milhões de dólares e foram necessários 10 anos de planejamento e 4 diretores diferentes. Este é o quinto filme de uma franquia que começou em 1978 e fez de Christopher Reeves, já falecido, um astro famoso e muito comentado. É bem verdade que, se o primeiro “Superman” era um grande filme de aventura, os três que o seguiram foram fracasso. A franquia terminou na televisão, em seriado em que Lois Lane tinha tanta participação quanto o Superman. Este quinto episódio teve até teaser exibido nos cinemas americanos em 1998, mas a pré-produção parou quando o diretor Tim Burton desistiu. Se esta versão tivesse ido para a frente das câmaras, o popular herói das histórias em quadrinhos seria vivido por Nicolas Cage. Passaram pelo projeto o diretor de “As Panteras”, McG, e até Brat Rattner. Vários atores foram testados, mas foi o novo diretor do projeto, Bryan Singer – que abandonou os sets de “X Men 3 O Confronto Final” para abraçar “Superman Returns” – quem optou pelo novato Brandon Routh. Foi dele também a idéia de usar material de arquivo de Marlon Brando, feito para o filme de 1978, como Jor-El, para a nova película. O filme estreou nos Estados Unidos sob o peso das melhores críticas possíveis.

 

Fique de Olho – Em Eva Marie Saint, que faz o papel de mãe de Clark Kent, aliás, Superman. Veterana de tantos filmes, ela esteve ao lado de Marlon Brando em “Sindicato dos Ladrões” e integrou o elenco de muitos filmes da Metro nos anos 50 e 60.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais