Vlado- 30 Anos Depois (BRA/2005)

Gênero: Documentário

Direção: João Batista de Andrade

Depoimentos de: Clarice Herzog, José Midlin, Ruy Othake, Dom Paulo Evaristo Arns, Henry Sobel, Diléia Frate, Fernando Morais, Paulo Markun

Idioma: Português

Legendas: Português, Inglês, Espanhol e Francês

Áudio: Português (Dolby 2.0)

Vídeo: Letterbox

Ainda que a história de sua morte tenha sido bastante difundida pelos meios de comunicação da época- e até hoje, por sinal- logo nos primeiros minutos desse documentário de João Batista de Andrade (“Doramundo”, “O Homem Que Virou Suco”), nota-se que muitos brasileiros ainda desconhecem quem foi o jornalista Vladimir Herzog, o Vlado, e sua importância para a derrocada do regime militar no país.

Através dos depoimentos de parentes, amigos e jornalistas que conviveram com Vlado- morto a 25 de outubro de 1975- o espectador vai conhecendo um pouco mais sobre o personagem principal, à medida que se inteira também sobre o Brasil conturbado da época da Ditadura.

Por mais que conheçamos as histórias de torturas daquele período, a cada descrição feita pelas vítimas dos métodos empregados pelos policiais do DOI-CODI, sente-se um frio “na medula”. Vladimir Herzog não teve sorte e terminou sucumbindo às sessões de tortura.

Na época, o governo alardeou que ele havia se suicidado. A imprensa não aceitou essa versão e a repercussão à morte do jornalista foi tão intensa, que fortaleceu o movimento pela abertura democrática. É o testemunho de quem vivenciou essas mudanças que o diretor e amigo de Herzog, João Batista de Andrade, nos apresenta de forma satisfatória, ainda que convencional.

Por Suyene Correia

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais