Entidades vão participar do Dia Mundial de Limpeza de rios e praias

Limpeza acontece em Aracaju (Foto: Arquivo Portal Infonet)

No próximo sábado, 21, as equipes do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – participarão do Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias. Na capital sergipana, a concentração será às 8h, na praia de Aruana, em frente ao Solarium Bar e Restaurante.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto do lixo. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

Estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Um dado preocupante que precisa ser discutido todos os dias. Muitos dos animais atendidos pela Fundação Mamíferos Aquáticos apresentam problemas por terem interagido com o lixo. Alguns se machucam, outros confundem com comida e acabam ficando doentes e até morrendo.

Voluntários

Todos podem participar. A orientação é para que os voluntários usem um calçado confortável, boné, roupas leves, passem protetor solar e tragam a sua garrafa de água. Os participantes percorrerão 1 km de praia. O material coletado durante o percurso será pesado e passará por gravimetria. Tudo será anotado. As informações serão encaminhadas para a Ocean Conservance, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. Ao final do evento, haverá a divulgação dos resultados, um lanche coletivo, atividades recreativas, aula de funcional e apresentações culturais.

Capitania

A Capitania dos Portos de Sergipe (CPSE) também se engajará na causa e realizará das 14h às 17h, mais uma edição da Operação Limpeza do Mar, na Orla do Por do Sol, no Rio Vaza-Barris, Povoado Mosqueiro.

A campanha contará com o apoio do Grupo Escoteiros do Mar Baden-Powell, voluntários da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, praticantes de Stand-up Paddle, proprietários de embarcações, ribeirinhos e representantes da cadeia do setor náutico.

Com informações da Fundação Mamíferos Aquáticos e da Capitania dos Portos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais