|
||
|
||
|
A instalação de uma rede de alta voltagem na Rua José Edilson de Andrade, Bairro Rosa Elze em São Cristóvão, tem gerado além de dúvidas, um sentimento de receio em alguns moradores da localidade. Eles alegam que os postes podem trazer danos à saúde e aos equipamentos elétricos das residências, além de que, na opinião dos moradores, os postes provocam prejuízos à locomoção, já que ocupam calçadas e a frente de algumas casas.
Segundo os moradores da rua, a obra já está na localidade há cerca de 15 dias, mas até o momento não houve uma explicação oficial acerca dos motivos da instalação e nem sobre os critérios que definem os locais em que ficam os postes, que têm 22 metros de altura. “Tem postes que ficam quase em frente aos portões das casas”, reclama Elias Luiz, morador da rua.
A empresa responsável pela instalação, a Energisa, explicou por meio da assessoria que os postes são uma linha de transmissão de energia que abastecerá a subestação que está sendo construída na Avenida Tancredo Neves e que servirá a toda região do Distrito Industrial de Aracaju e Inácio Barbosa. Segundo a empresa o trajeto da linha já estava previsto e todas as licenças e autorizações foram concedidas pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e as prefeituras das cidades de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Mas os que residem no local não se sentem seguro. A estudante Gabriela Gomes confirma o medo geral das consequências da instalação dos postes. “Ninguém sabe o que pode acontecer depois que os postes estiverem funcionando. São fios de alta tensão, podem prejudicar o funcionamento das coisas em casa ou trazer prejuízo à nossa saúde. E o que dizer se um fio desses cair? Crianças moram e brincam nessa rua”, reclama.
Para a Energisa não existem riscos na passagem da linha pelo local. Em relação a uma suposta emissão de radiação, a assessoria confirma que os níveis emitidos são muito abaixo do permitido pela lei. A empresa diz que a instalação é de extrema necessidade devido ao crescimento de consumo de energia em Sergipe e que está prevista a instalação de mais linhas.
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B