Moradores de ocupações fecham avenida para cobrar vacinas e moradia

Os manifestantes queimaram pneus e fecharam a via (Foto: Redes Sociais)

Moradores de duas ocupações do bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju, realizam uma manifestação na manhã desta sexta-feira, 26, na avenida José Carlos Silva nas imediações da rotatória entre os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas.

De acordo com a advogada Isadora Brito, que representa os moradores das ocupações “Vila Sossego e Valdice Teles”, a manifestação é para chamar atenção das autoridades. Os moradores da ocupação Vila Sossego estão prestes a serem despejados de suas casas.

“Essa é uma ocupação antiga, são apenas 12 famílias que vivem em casas de alvenaria, e que na semana que vem terão que deixar o local porque será executada uma ordem de reintegração de posse. Procuramos o Estado e a Prefeitura de Aracaju e São Cristóvão, e até agora ninguém se posicionou. As famílias querem, pelo menos, ter direito ao auxílio moradia”, explica Isadora Brito.

Moradores cobram moradia digna e o retorno do auxílio emergencial (Foto: Grupo Pé Embaixo)

Na ocupação Valdice Teles, que fica no final de linha do Santa Maria, são mais de 270 pessoas morando no local e também há, segundo a advogada, uma ordem de reintegração de posse expedida. “Nesse caso a ordem de reintegração não é tão iminente quando a da Vila Sossego, mas a ordem já foi expedida”, confirma.

Outras pautas

Os manifestantes cobram do município de Aracaju a aplicação da vacina da Covid-19 na população mais carente que vive em situação de vulnerabilidade, e o ato também é uma maneira de pressionar o Governo Federal para que retome o pagamento do auxílio emergencial.

“Hoje estão acontecendo manifestações no Brasil inteiro para pressionar o Governo a autorizar a volta do auxilio emergencial. São 14 milhões de desempregados, sem perspectiva de melhora da economia. O trabalho informal ainda está muito parado e as famílias estão em vulnerabilidade precisando desse auxílio para comer. Esse auxílio é essencial para a população mais carente”, enfatiza Isadora.

SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju informa que o trânsito na manhã desta sexta-feira, 26, na avenida José Carlos Silva, sentido DIA, nas imediações da rotatória entre os conjuntos Augusto Franco e Orlando Dantas, está bloqueado, devido a uma manifestação de populares. Agentes da SMTT já estão no local, fazendo desvios. A SMTT recomenda aos condutores o uso de rotas alternativas.

Prefeitura de São Cristóvão

A Procuradoria Geral do Município de São Cristóvão informou em nota que, no último dia 04 de fevereiro, contando também com representantes do Município de Aracaju, participou de uma reunião preparatória de reintegração de posse da área conhecida por Vila Sossego, situada no loteamento Marivan.

Ainda segundo a nota, na oportunidade, os representantes de Aracaju reconheceram que a referida área não é de competência de São Cristóvão, mas sim de Aracaju, e que assim ficou consignado, em ata tal particularidade. Também ficou decidida a dispensa de participação do município de São Cristóvão na continuidade de reunião que ocorreria em data futura para tratar do assunto.

Prefeitura de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju informou que quanto a vacinação o município depende do envio de doses por parte do Governo Federal. A logística para vacinar a população está pronta, falta apenas doses suficientes para imunizar.

Em relação as duas ocupações, a Prefeitura de Aracaju ficou de verificar a situação, mas até a publicação da matéria não enviou resposta. O Portal Infonet permanece à disposição da Prefeitura de Aracaju através  do e-mail jornalismo@infonet.com.br.

Por Karla Pinheiro

*Matéria alterada às 12h17 do dia 26/02 para inserir nota da Prefeitura de São Cristóvão
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais