Mulheres são maioria do eleitorado sergipano e têm maior escolaridade

Mulheres são maioria do eleitorado sergipano e têm maior escolaridade (Foto: Agência Brasil)

O número de eleitores cresceu 8,4% em Sergipe nos últimos quatro anos. Em outubro de 2014, o público era de 1.454.165; hoje, chega a 1.577.060. Do atual quantitativo, a maioria é composta por mulheres, que correspondem a 52,8% do eleitorado.

Os dados são disponibilizados na seção de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É possível encontrar números sobre as características do eleitor sergipano, assim como de outros estados e também a nível nacional.

As mulheres possuem maior grau de escolaridade que os homens, segundo o levantamento. Elas são maioria entre os grupos de ensino fundamental completo (51%), ensino médio completo (56,7%) e superior completo (64,2%).

José Carvalho Peixoto explica que maior preocupação é com os analfabetos (Foto: Portal Infonet)

Há uma proximidade, no entanto, entre o número total de analfabetos aptos a votar no Estado e o total de público com ensino superior completo: 94 mil e 117 mil, respectivamente. De acordo com o secretário de tecnologia da informação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), José Carvalho Peixoto, a proximidade é real. “É talvez uma coincidência. Realmente não faço juízo de valor, mas acho que poderíamos ter uma quantidade mais elevada em nível superior. O que preocupa mesmo é o número de analfabetos. Temos uma preocupação com isso e estimulamos o uso da ‘cola’, levando os números de seus candidatos”.

O último levantamento de dados pelo TSE no ano de 2011, e modificado paulatinamente, à medida em que o eleitor procura o tribunal para atualizar seus dados.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais