Título eleitoral: prazo para solicitar 2ª via encerra no dia 5

Prazo para solicitar a 2ª via do título de eleitor encerra dia 5 de novembro (Foto: Agência Brasil)

Os eleitores que perderam seus títulos eleitorais devem ficar atentos ao prazo para solicitar a segunda via do documento. De acordo com o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o prazo encerra na próxima quinta-feira, 5 de novembro.

Os eleitores devem procurar os cartórios eleitorais em seu domicílio eleitoral ou acessar a versão digital do título no aplicativo e-Título do TSE.

Para solicitar a segunda via do documento o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial com foto, comprovante de residência e os homens devem apresentar documento que comprove a quitação com o serviço militar.

 Votar sem título

Para que o cidadão tenha direito ao exercício do voto é preciso que ele tenha título de eleitor, mas a legislação eleitoral não exige que no dia do pleito o eleitor leve o título para seu local de votação. Basta que o eleitor apresente um documento original e oficial com foto e saiba seu local de votação.

De acordo com o TSE o eleitor só ficará impedido de votar caso não apresente o documento oficial com foto que permita a sua identificação por parte do mesário.

Eleitor pode ter a versão digital do título através do aplicativo e-Título (Foto: Dvulgação)

  e-Título

O e-Título é um aplicativo móvel para obtenção da via digital do título de eleitor. Ele permite o acesso rápido e fácil às suas informações junto à Justiça Eleitoral, tais como: título de eleitor digital, sua situação eleitoral, local de votação e justificativa de ausência de voto.

O App  pode ser baixado para  smartphone  ou  tablet nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

Por Karla Pinheiro com informações do TSE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais