Covid-19: 348 mil testes estocados em SE vencem até fevereiro de 2021

SES aguarda orientação do Ministério da Saúde sobre validade dos testes (Foto: Freepik)

Mais de 348 mil testes do Covid-19 que estão no estoque na Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão com prazo de validade próximo ao vencimento. Os testem vencem entre os meses de dezembro e fevereiro de 2021.

De acordo com informações da SES, no dia 10 de novembro, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 4.200 kits de teste. Cada kit vem com 96 testes, o que totaliza 403.200 testes. Até o momento, 54.912 testes foram utilizados e os 348.288 restantes estão no estoque da SES e podem simplesmente ficar sem uso se a validade do produto não for estendida.

“Esse é um problema nacional que a Anvisa está discutindo com o Ministério da Saúde. O laboratório (responsável pelos testes) apresentou um documento mostrando que essa validade pode ser estendida, mas o Ministério da Saúde está esperando a validação da Anvisa para que de fato a gente possa entender se esses testes realmente esgotam essa validade ou se terão uma validade prolongada”, explica Marco Aurélio, diretor de Vigilância em Saúde da SES.

Todos os testes recebidos pelo Estado são enviados pelo Ministério da Saúde, normalmente em lotes menores. Desta vez, a SES fez um pedido maior para aumentar a testagem no final do ano.

“Geralmente, a gente recebe testes para três meses em lotes menores sempre para não faltar e aos poucos, vai sendo reabastecido. Esses testes que temos em estoque, a validade atual deles é até fevereiro, mas nesse período, com certeza, vamos receber outros testes”, esclarece.

Ainda segundo informações da SES, 41.088 testes vencem em menos de um mês, no dia 21 de dezembro; 96 mil vencem entre os dias 11 e 12 de janeiro, e 211.200 vencem entre os dia 1º e 7 de fevereiro de 2021.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais