TCE investigará sucateamento do Centro de Especialidades Médicas

Relatório do Sindimed aponta irregularidades (Foto: Arquivo Portal Infonet)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) abriu procedimento para investigar denúncias de suposto sucateamento dos dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) mantidos pela Prefeitura de Aracaju. As denúncias foram formalizadas pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), que identificou uma série de irregularidades naquelas duas unidades instaladas no bairro Siqueira Campos e no Conjunto Augusto Franco na capital sergipana.

Nesta quinta-feira, 26, o conselheiro Luiz Augusto Ribeiro levou ao conhecimento do plenário o relatório encaminhado pelo Sindimed ao TCE, destacando uma série de irregularidades, que a entidade classifica como sucateamento das duas unidades do Cemar. No plenário do TCE, o conselheiro Augusto Ribeiro opinou pela autuação do procedimento como denúncia para que a equipe técnica do TCE possa investigar a situação, proposta acatada por unanimidade pelos conselheiros.

Denúncias

As irregularidades foram apresentadas pelo Sindimed em março deste ano. Resultado de visitas feitas nas duas unidades do Cemar, os dirigentes do Sindimed produziram um relatório contendo 62 páginas, que destacam os pontos críticos de ambas as estruturas. Na época, os dirigentes do sindicato concederam uma série de entrevistas à imprensa destacando o suposto sucateamento das unidades.

Entre as irregularidades, o Sindimed destaca piscina sem uso por falta de adequações para as atividades de reabilitação, infiltrações, rachaduras, salas interditadas por falta de aparelhos de ar condicionado e equipamentos danificados.

SMS

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que desde o mês de março deste ano promove obras de revitalização no Cemar do Siqueira Campos, que vão de reformas estruturais até a aquisição de novos equipamentos, como condicionadores de ar e bebedouros.

Até agora foram adquiridos, 25 aparelhos de ar-condicionado para a unidade, 12 bebedouros novos, além de outras melhorias, como a instalação de uma manta impermeabilizante na cobertura do prédio, para inibir infiltrações e futuros problemas como o acúmulo de mofos, fungos e bactérias.

Sobre as obras de reforma, mais de 70% já foram executadas pela atual gestão. Entre os setores já finalizados estão o de ginecologia e obstetrícia; a recepção; os blocos C, D e E; o Centro de Testagem e Aconselhamento; o Serviço de Assistência Especializada, e o de Cardiologia. Atualmente, o setor de Endocrinologia está em 40% e, logo após esta etapa, será a vez da administração e o dos atendimentos aos casos de tuberculose.

Por Cassia Santana

A matéria foi alterada às 15h55 do dia 26 para acréscimo de nota da SMS
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais