Pífano, pífaro ou pif?
26/06/2003
Pedrinho Mendonça e a Membrana são presenças constantes no Forró Caju. Todos os dias, nos intervalos de uma banda para outra, eles sobem ao palco com o Pífano de Pif. Pífano, para quem não sabe, é um tipo de flauta, que na época de Lampião era tocada nos festejos juninos. Ela também pode ser chamada de pífaro ou pif. Pedrinho Mendonça, líder do grupo, fala para o Portal InfoNet em entrevista exclusiva.
PORTAL INFONET- Como surgiu a idéia de fazer um trabalho com o pífano?
Pedrinho Mendonça- O Pífano de Pif é um trabalho da Membrana. Baseado numa pesquisa, resolvemos homenagear os festejos juninos com os pífanos, sem a sanfona. Mesmo porque não temos condições, somos de uma comunidade de jovens da Caixa D’água. Mesmo quando acabar as festas juninas vamos acrescentar o pif no repertório da Mambrana.
INFONET- Como surgiu a oportunidade de estar tocando no Forró Caju?
PM- Eu fiz o projeto e apresentei ao pessoal da Funcaju, eles gostaram da idéia e pra gente é uma honra.
INFONET- Fale um pouco do arrastão que vocês estão fazendo todo noite pelo Forró Caju. O público tem recebido bem vocês?
PM- Depois da meia noite, a gente faz um cortejo pela praça dos mercados e vamos até a Casa Laranja. O público está gostando, pois foi uma surpresa muito boa pra eles. É bom ter um som itinerante pela festa.
INFONET- Quais os projetos da banda para esse ano?
PM- Dia 16 de julho estaremos fazendo uma apresentação no Teatro Atheneu, com exposição do artista plástico Augusto Gustor e produção de Ana Badyally. Vai ser uma mostra das artes plásticas interagindo com a música. Vamos fazer em Lençóis, Fortaleza, Salvador, Garanhuns e talvez em Porto Alegre. Temos também um projeto de música itinerante pra levar para as ruas da cidade um pouco do folclórica sergipana.
Por Carla Sousa