O VI Forró do Médici deverá contar com um plano de segurança, da Polícia Militar, que garanta a tranqüilidade da festa. Segundo o comando da PM, serão empregados a cada noite 140 homens, distribuídos e orientados conforme o plano que foi elaborado a partir de dados estatísticos e levantamentos nas edições anteriores da festa.
A intenção da Polícia é garantir a segurança de todos que irão à festa através do policiamento ostensivo no local do evento, estacionamentos e vias de acesso. Para isso, militares da CPTran controlarão o tráfego de veículos e orientarão o trânsito.
O policiamento será reforçado por guarnições da Companhia de Radiopatrulha nas imediações do evento, especialmente no trecho entre o terminal de integração do D.I.A. e a rua Estrada da Luzia, local onde serão realizados os shows.
Uma equipe da Companhia de Choque fará rondas em toda área externa, para prevenir as ações criminosas. Serão disponibilizadas pelo Comando do Policiamento da Capital cinco viaturas e três motocicletas para o apoio externo. Todas as guarnições, tanto dentro como fora da festa, contarão também com radiocomunicadores.
O local do forró foi todo cercado e nas quatro entradas, policiais treinados farão a revista individual utilizando detectores de metais.
O tenente Fábio Machado, responsável pelo Plano de Segurança, informa que não será permitida a entrada de pessoas portando armas ou objetos que possam causar ferimentos.
Somente policiais que estejam trabalhando no evento poderão entrar armados. Para os demais, será montado um posto onde eles poderão deixar suas armas até o término da festa.
No policiamento interno, os militares contarão com o apoio de elevados, que proporcionarão uma melhor visão de todo o perímetro. Os policiais estarão vestindo coletes reflexivos para facilitar sua identificação à distância. Outra preocupação da Polícia Militar é que todos os policiais de serviço trabalhem no evento de forma cortês, orientando o público, além de prestar informações de utilidade pública.
As ações serão coordenadas em um Posto de Comando, que ficará no Colégio Estadual Presidente Médici, onde os forrozeiros vão contar com uma equipe para atendê-los.
Lá ficarão os documentos que forem encontrados durante os dois dias de forró. O tenente Machado orienta os forrozeiros a evitarem levar objetos de valor e aconselha a só portarem xerox da identidade ou habilitação, se for dirigir.
Para qualquer emergência, estarão também no local duas ambulâncias do Corpo de Bombeiros e SAMU.