País do Forró





Sexo só com camisinha


22/06/2003, 02:35


O Portal InfoNet entrevistou o médico Almir Santana. Famoso por desenvolver projetos de combate às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a AIDS, Almir está em Itaporanga com um grupo de voluntários a serviço da Secretaria de Estado da Saúde. Este ano, o tema escolhido para a campanha contra a AIDS nos festejos juninos foi Forró do Penetra protegido. Confira a entrevista.

PORTAL INFONET - Qual o motivo de sua vinda a Itaporanga?
ALMIR SANTANA - Estou em uma campanha liderada pela Secretaria de Estado da Saúde contra a AIDS. O município de Itaporanga já desenvolve projetos nessa área, através da ONG Homocidadã em parceria com a prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, serão distribuídos preservativos para quem estiver presente na festa.

INFONET - Qual é a atual situação do trabalho com AIDS em Sergipe?
AM - Temos cerca de 940 casos no Estado. Coletamos os dados trimestralmente, assim, podemos nos manter sempre atualizados. Em relação aos locais de incidência, são cerca de 50% na capital e 50% no interior.

INFONET - Por que você começou a atuar nessa área?
AM - Por gostar de saúde pública e da questão da solidariedade. Também gosto de lidar com temas polêmicos como a sexualidade.

INFONET - Ainda existe a idéia de grupos de risco?
AM - Não, hoje qualquer pessoa está suscetível a se expor às doenças sexualmente transmissíveis. O que existe são situações de risco. Uma delas é fazer sexo sem preservativo.

INFONET - Quais as dicas para quem está indo às festas?
AM - Cuidado com a empolgação. É bom lembrar que muitos acabam bebendo demais e se esquecem de tomar os cuidados necessários.

Por Willame Lima

(0)

País do Forró