Cangaceiros da Boa é vice-campeã nacional
21/07/2006, 08:06
A Quadrilha Cangaceiros da Boa é a vice-campeã brasileira de quadrilhas. O título foi conquistado no Festival Nacional de Quadrilhas Juninas, realizado nos dias 13 e 14 de julho, na Praça das Sete Estações, em Belo Horizonte.
Segundo o marcador do grupo, Gilney Marques, o Estado de Sergipe foi bem representando pelo grupo com uma apresentação inédita para um público de aproximadamente 23 mil pessoas. “Foram levados em conta para os critérios de avaliação itens como: simpatia com o público, repertório musical, coreografia e alinhamento”, diz.
O Estado do Pará conquistou a 1ª colocação com a apresentação da Quadrilha Simpatia Junina. A 3ª colocação ficou para a Quadrilha Feijão Queimado, de Minas Gerais.
A Quadrilha
A ‘Cangaceiros da Boa’, proveniente da cidade de Japaratuba, foi fundada em 1992 por professores da Escola Municipal Emiliano Nunes de Moura. Segundo o guarda municipal da cidade de Carmópolis e atual presidente do grupo, Naete Alves, 27, em 1993 a quadrilha tornou-se independente.
Este ano o tema do grupo foi ‘Nordeste, um acervo de fé, cultura e história’.
A quadrilha tem 54 componentes, mas apenas 40 dançam. Desde a sua fundação, os homens se vestem de cangaceiro, característica que faz alusão ao nome do grupo. A escolha da indumentária é bem democrática, e parte de discussão com todo o grupo. Quando entram num consenso, o resultado é divulgado para um estilista, a fim de que este possa fazer a definição do traço.