Quadrilha 'Chapéu de Couro' representa vaqueiros e cangaceiros
14/06/2006


Quadrilheiras exibem trajes
Morador do bairro Santo Antônio, o comerciante João Cardoso Filho, 42, resolveu organizar com um grupo de amigos uma quadrilha. Assim surgiu a Chapéu de Couro, fundada em  1986. Desde a sua fundação Cardoso, é o presidente e marcador da quadrilha.

 

De lá pra cá, a quadrilha somou diversas vitórias. "Somos bi-campeã brasileira, título conquistado em Salvador e Recife. Também fomos vitoriosos no nosso Estado, nos concursos da Rua São João, no Gonzagão, dentre outros”, conta Cardoso.

 

Hoje a quadrilha conta com 40 componentes, uma parte dos casais representa os vaqueiros e a outra parte os cangaceiros. Em média, faz 50 apresentações durante o mês de junho. Em determinados dias, chegam a se apresentar duas vezes na mesma
Renilson: há quatro anos na quadrilha
noite.

 

Mesmo sem patrocínio das empresas privadas, a 'Chapéu de Couro' resiste a falta de apoio, seus componentes arcam com as despesas das roupas, que tem preço elevado, pois são utilizados materiais como couro, bico de caça e veludo. A verba que recebe do Governo do Estado ajuda no pagamento do trio pé-de-serra e no transporte para locomoção da quadrilha.

 

Segundo o quadrilheiro, Renilson Trindade, 32, autônomo, que dança na 'Chapéu de Couro' há quatro anos, o prazer de dançar é o que compensa todas as despesas com as roupas. “Gastamos em torno de R$300 no traje masculino. É um custo alto, mas a satisfação em ver o público nos aplaudir vale o esforço”, confidencia.

 

O traje feminino é mais dispendioso, revela Jaqueline Oliveira, quadrilheira há sete anos. “Por gastar mais tecidos e acessórios, nossos vestidos custam em torno de R$500. Também utilizamos muita maquiagem”.    

 

A quadrilha tem como tema permanente em seu repertório e na sua vestimenta, Luiz Gonzaga, representando o vaqueiro e Lampião, o cangaço. “Mas falamos também da natureza, de religião, cantamos músicas do Gonzagão e de artistas da terra, como Amorosa e Antônio Carlos Du Aracaju”, diz Cardoso.

 

Este ano, a 'Chapéu de Couro' irá fazer diversas apresentações pelo Estado. "Carira, Cristinapólis, São Domingos são algumas das cidades que já tem datas confirmadas”, conclui Cardoso.

 

Por Cândida Oliveira