Sergipe se transformou em um grande arraial a céu aberto |
Após pouco mais de 30 dias dedicados à cobertura jornalística dos festejos juninos em Sergipe, é com a sensação de trabalho realizado e dever cumprido que a equipe do Portal Infonet se despede do ciclo e de todos os internautas que acompanharam nosso trabalho neste São João.
Quando o cantor sergipano Rogério idealizou sua mais famosa composição musical, intitulada “Sergipe é o País do Forró”, deve ter sido tomado pela mesma sensação de orgulho e felicidade que nós da equipe quando tivemos contato com cada cantinho desse enorme arraial a céu aberto no qual o Estado se transforma durante o ciclo junino.
Em nossa passagem por Aracaju, Areia Branca, Capela, Estância, Itaporanga D'Ajuda, Rosário do Catete e Nossa Senhora do Socorro, fomos contagiados pelas manifestações populares, e tivemos a certeza de que a cultura e a tradição jamais morrerão por aqui enquanto as pessoas transmitirem tudo isso de geração para geração, com a mesma satisfação e singularidade que pudemos perceber nos últimos dias.
E com toda certeza iremos colaborar com isso, fazendo uso do nosso trabalho de cobertura jornalística, registrando a alegria expressa nos olhos das pessoas, os casais que dançam coladinhos, as bandeirolas estendidas, as fogueiras acessas, as quadrilhas, as bandas e os trios pés-de-serra que se apresentam, as receitas feitas com milho, as crianças se divertindo com fogos de artifício, a animação dos forrozeiros, a religiosidade, enfim, tudo o que demonstra que a tradição junina será eterna entre os nordestinos.
O arrasta-pé continua em 2008. Até lá!
Todos os acontecimentos e todas as pessoas com as quais tivemos contato, deixaram conosco parte de seu entusiasmo e muitas lembranças boas, e levaram nossa satisfação em transmitir para o mundo inteiro, por meio da internet, toda a diversão que toma conta do País do Forró.
Despedidas sempre são difíceis, e é por isso que a nossa ficará por conta de um dos grandes nomes da cultura junina e nordestina, o saudoso Luiz Gonzaga. Ninguém melhor que ele com seus belos e simples versos da composição "Noites Brasileiras", para falar de todo o sentimento do nordestino durante a época em que se festejam os santos Antônio, João e Pedro.
"Ai, que saudades que eu sinto
Das noites de São João
Das noites tão brasileiras nas fogueiras
Sob o luar do sertão
Meninos brincando de roda
Velhos soltando balão
Moços em volta á fogueira
Brincando com o coração
Eita, São João dos meus sonhos
Eita, saudoso sertão".
Encerramos aqui nossa cobertura, um trabalho que tem a competência e a seriedade de seus profissionais como marca registrada. Ano que vem tem mais e contamos com sua companhia. Até lá!
Por Milena Ninck e Equipe São João 2007