No último dia de festa no Arraiá do Povo, em Aracaju, o público mostrou que tinha fôlego para mais um mês inteirinho de forró no cartão postal mais famoso de Sergipe. Em noite de gala, a praça de eventos da Orla de Atalaia recebeu a Orquestra Sanfônica, Trio Ravengar e Rojão Diferente, além de outras atrações culturais.
Os bares e restaurantes montados em meio à cidadezinha cenográfica estavam lotados de famílias e turmas de amigos que foram prestigiar a última noite de festa. No cardápio, as comidas típicas do período junino ainda fazem sucesso ao lado de outras delícias regionais, como a torta de macaxeira, o cuscuz e o inhame. Para perder um pouco das calorias, só mesmo dançando muito forró.
Para a dona de casa Arilene Dantas, o Arraiá do Povo deixará saudades. “Foi muito bom visitar a orla durante o São João, pois a festa tinha clima de interior na capital. Um lugar ideal para reunir a família e os amigos, comer e dançar um bom forró”, relembra. Arilene gostou tanto da festa que acredita no sucesso que o espaço faria se ocorresse durante todos os finais de semana.
Arilene Dantas
Os empresários que apostaram no Arraiá do Povo também terminam a jornada com o desejo de que fosse São João o ano inteiro. O período aqueceu as vendas e turbinou os lucros dos donos de bares e restaurantes. “Foi melhor que os anos anteriores. Todos os dias que o forró tomou conta da orla, era casa cheia na certa”, diz Evaldo,
gerente de um desses estabelecimentos.
Entre tantos sucessos da música nordestina que embalaram os forrozeiros na noite derradeira do arraial na orla, uma pode ser considerada a trilha oficial deste domingo, 11 de julho. “Ai, que saudades eu tenho... das noites de São João”.
Os números
Para que a edição 2010 do Arraiá do Povo fosse mais um sucesso de público e crítica, cerca de R$ 6,7 milhões foram investidos, sendo R$ 2,7 milhões do Governo de Sergipe e o restante em patrocínio. Passaram pelo local 98 quadrilhas juninas, 76 trios pés-de-serra e 19 grupos folclóricos.
A novidade deste ano ficou por conta da Casa do Turista, idealizada pela Emsetur, onde os visitantes puderam ter contato direto com o que há de melhor na cultura sergipana. Estima-se que a praça de eventos da Orla tenha recebido um público médio de 50 mil pessoas durante as noites que celebraram os santos mais festeiros do calendário.
Casa do turista foi novidade deste ano
Por Glauco Vinícius