Forró Caju é a maior e melhor festa junina do Brasil
30/06/2010


Forró Caju deixa saudades (Foto: Filippe Araújo)
Depois de doze dias de forrobodó na praça de eventos Hilton Lopes, o público que se mantém fiel ao Forró Caju suspira de saudades. Da moda adaptada pelos forrozeiros ao brilho das atrações, o maior e melhor festejo junino do Brasil tem mesmo muitas peculiaridades. É sinônimo de serviço público, musicalidade, geração de renda, solidariedade, tradição e muita, mas muita animação.

Para garantir a alegria, o conforto e a segurança do público de aproximadamente 150 mil pessoas em cada dia de festa, câmeras deram suporte ao policiamento preventivo desenvolvido pela Polícia Militar, que dispôs de equipes compostas por 250 profissionais, quatro patrulhas periféricas com dez componentes que atuaram na área externa e outras nove equipes com seis policiais responsáveis pela segurança na área interna da festa.

A Polícia Civil marcou presença com uma equipe composta por 18 agentes de prontidão em cada noite para fazer lavratura de todos os procedimentos de sua competência, inclusive flagrantes. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, disponibilizou dois postos de apoio, com equipe formada por 25 homens, com suporte de três viaturas operacionais, sendo uma de combate a incêndio, outra de resgate de vítimas e uma terceira de apoio.

Com um efetivo formado por 150 homens por noite e aparato de quatro viaturas, a Guarda Municipal esteve presente na praça de eventos Hilton Lopes em todos os dias de realização do Forró Caju. Eles foram responsáveis pela segurança, deram suporte ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), à Vigilância Sanitária e também ao Conselho Tutelar, que manteve de plantão dez conselheiros tutelares dos cinco distritos de Aracaju para evitar que crianças e adolescentes permanecessem soltas no espaço da festa sem o devido acompanhamento dos pais ou responsáveis.

Para a alegria dos forrozeiros de plantão, o Forró Caju foi palco para diversos artistas sergipanos, em valorização às tradições culturais locais. Trios, como ‘Bem te vi’, ‘Canal do Forró’, ‘Abusado na Roça’, e ‘Itapoã’ mostraram o que têm de melhor em matéria de arrasta-pé, ao passo que ‘Erivaldo de Carira’, ‘Amorosa’, ‘Sergival’, ‘Calcinha Preta’, ‘Naurêa’ e ‘Rogério’ foram alguns dos que tiveram seus repertórios musicais valorizados pelos adeptos da rica cultura sergipana, em especial, pela administração municipal.

O que falar dos artistas de renome nacional e até internacional que marcaram presença na maior e melhor festa junina do Brasil? O sonho de não ter que pagar nada para cantar e dançar ao som de ‘Aviões do Forró’, ‘Forró Maior’, ‘Gilberto Gil’, ‘Alceu Valença’, ‘Flávio José’, ‘Elba Ramalho’, ‘Geraldo Azevedo’, ‘Mastruz com Leite’ e outros, se tornou realidade. Da ‘turma do gargarejo’ aos que preferiram se divertir longe dos grandes palcos, sorrisos, gritos de euforia e até choros foram flagrados.

De fato, esse grande evento consegue mexer com o coração de muitos forrozeiros. Sozinhos ou acompanhados, eles mostraram que sabem aproveitar um bom forrobodó, afinal, são eles os convidados de honra da festa que já deixa esses mesmos corações apertados de tanta saudade. São eles exemplo de solidariedade aos alagoanos e pernambucanos vítimas das fortes chuvas, são eles o motivo pelo qual há quem cante e dance com tanta motivação e carinho até o dia raiar.

E foi até o dia raiar que a equipe do São João do Portal Infonet teve o prazer de transmitir em tempo real os momentos que tornaram mais feliz o coração desses forrozeiros. A você, internauta, que se manteve atento a cada notícia veiculada, o nosso ‘muito obrigado’! É com prazer que oficializamos o compromisso de fazê-los reviver outros novos grandes momentos que só o Forró Caju pode proporcionar. Um grande abraço e até 2011, na décima primeira edição desse mega evento do ciclo junino!

Da equipe São João Infonet