Cabelos sem chapinha pra não fugir da chuva
27/06/2010


Jeane demonstra orgulho dos seus cachos (Foto: Arthur Soares)
O mês de junho é o mês das festas que movimentam todo o Estado. Mas não tem jeito, também é o período das chuvas. As mulheres, em especial, têm todo o cuidado de produzir os cabelos. Um dos principais artifícios usados é a famosa chapinha. Mas com tanta umidade, a maldição cantada pelas meninas da banda Forró do Muido assombra a mulherada: “Ih, choveu, o cabelo encolheu”.

Mas tem mulher que não está nem um pouco preocupada com isso. É a turma que não aderiu à moda da chapinha e usa os cabelos ao seu estilo natural. Esse é o caso de Jeane Pinheiro. Negra e de cabelos compridos, ela exibe com orgulho os seus cachos no Forró Caju. “Nunca usei chapinha. Sempre gostei dos meus cabelos assim, cacheados”, vangloria-se Jeane.

Joseane Vasconcelos aponta outras vantagens para os cabelos sem chapinha no período de chuva. “É mais prático e assim eu não preciso ficar correndo de qualquer chuvinha. Prefiro aproveitar melhor a festa, coisa que não dá pra fazer se ficar o tempo todo me preocupando com os cabelos”, explica.

Zeca Oliveira e Núbia Santana