transparencia


É véspera de São Pedro e todo o Nordeste festeja
Oficialmente, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, mas a festa começa na véspera...
28/06/2010 - 23:30

Chaveiro do céu/Reprodução
É véspera de São Pedro, a segunda data mais festejada do ciclo junino. É também dia de prestar reverência ao santo pescador, que foi homem de origem humilde, apóstolo de Cristo até fundar a Igreja Católica, tendo sido seu primeiro Papa. Por sua rica história é detentor de um grande número de devotos, que na noite de hoje acendem fogueiras por todo o Nordeste em sua homenagem.

Oficialmente, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, mas a festa começa na véspera. Em muitas regiões do país a comemoração acontece com a realização de grandes procissões marítimas. Na crendice popular, a história informal que é muitas vezes é mais seguida, é considerado o protetor das viúvas e dos pescadores.

Também é muito conhecido, na tradição católica, como o chaveiro do céu, responsável por abrir as portas do céu. Além disso, também é sempre responsabilizado pelas chuvas. Na sua festa aqui no Forró Caju ele fez jus à fama e até o momento deixa a festa bem seca, diferentemente de noites anteriores onde a chuva foi constante. Outra tradição bem conhecida é acompanhada pelos homens que tem o mesmo nome do santo. No dia de São Pedro eles acendem fogueiras na porta de suas casas, gesto que também é repetido pelas viúvas.

São Paulo

Muita gente não sabe, mas o dia 29 de junho também é dedicado a São Paulo apóstolo. Apesar disso, ele não está inserido nas festividades do mês de junho, mas não custa nada lembrá-lo.

 


 

 

Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!