Licor é uma das bebidas mais consumidas no São João
Bebida à base de açúcar, álcool e frutas é das mais consumidas e procuradas durante os festejos juninos
12/06/2011 - 09:01

Licores artesanais são os mais procurados no São João (Fotos: Portal Infonet)

Conhecido e consumido no mundo inteiro, o licor é uma das bebidas mais procuradas na época do São João. O termo licor vem do latim liquifacere, que significa liquifazer, dissolver, e é utilizado para definir a bebida. Preparados artesanalmente ou em processo industrial, o licor é composto por açúcar, xarope, álcool e frutas, plantas ou ervas darão o sabor a cada bebida produzida.

Em Sergipe, o licor artesanal é ainda o mais procurado pela população local e turistas que aproveitam para provar sabores que são comuns para os sergipanos, porém exóticos para eles, como é o caso do licor de jenipapo, acerola e tamarindo , por exemplo. Além de ter fácil preparo, o licor artesanal ou caseiro tem o preço mais em conta e pode ser feito com os produtos encontrados em cada região.

A vendedora Claudice Cavalcante comercializa o produto há mais de vinte anos e afirma que durante o período junino, o licor é campeão em vendas. “Eu vendo vários produtos, mas o licor é o que mais sai, e no São João então, as vendas dobram”, disse. Dentre a variedade de sabores oferecidos pelos comerciantes, o licor de jenipapo é ainda o mais procurado.

“Temos diversos sabores de licor, ameixa, abacaxi, umbu cajá, acerola, mas o mais procurado todos os anos é o licor de jenipapo. A fruta misturada ao xarope alcoólico agrada o paladar do sergipano e do turista”, destacou a comerciante. Para o São João, o licor é a bebida ideal para esquentar os forrozeiros  nas noites de inverno.


Os diversos tipos de licores podem ser encontrados nos quatro cantos do estado. Em Aracaju, o produto é comercializado no mercado Thales Ferraz, lojas de produto da terra, supermercados e delicatessens, que apostam no sucesso da bebida para ampliar as vendas locais.

 




Ainda não há comentários sobre esta matéria. Seja o primeiro!