Veja como proteger as crianças das brotoejas
A doença afeta principalmente a pele de bebês e crianças pequenas. Alguns pequenos cuidados podem prevenir os pequenos desse baita incômodo
22/12/2009 - 07:50

Regiões com dobras são mais afetadas
Durante as férias a garotada só quer saber de se esbaldar em atividades de lazer. Mas diante do calor do verão sergipano os pais precisam estar atentos a alguns perigos à saúde e ao bem estar dos pequenos e um desses transtornos é a miliária, popularmente conhecida como ‘brotoejas’, que afeta principalmente a pele de bebês e crianças pequenas.

A doença é caracterizada pelo surgimento de bolinhas branquinhas ou avermelhadas em determinada parte do corpo, principalmente nas regiões com dobras, como o pescoço, mas também em locais como o rosto, peito e barriga. A miliária pode coçar e/ou pinicar, provocando forte incômodo na criança.

Como prevenir

De acordo com a médica dermatologista Lenise Albuquerque, as brotoejas aparecem com maior incidência nesta época do ano porque a transpiração é maior, assim causando a obstrução e inflamação de glândulas sudoríparas. Assim, o suor não chega à superfície da pele, ficando retido e, conseqüentemente, provocando irritação.

A prevenção à miliária é manter o conforto térmico dos pequenos, segundo a médica. “Para prevenir, o conselho é pôr roupinhas frescas nas crianças, de preferência de algodão. Sempre dar banho para manter a pele fresquinha, procurar deixá-la todo o tempo em ambientes frescos, principalmente na hora do sono”, recomenda.

Tratamento e tipos

Quando a prevenção não foi eficiente e as brotoejas surgem, o tratamento geralmente é feito com aplicação de corticóide no local afetado, mas deve ser apenas utilizado mediante prescrição médica, pois como tudo na medicina, cada caso é um caso. “Algumas crianças podem reagir negativamente ao medicamento e aí a situação piora”, fala a dermatologista. Doces e alimentos gordurosos devem ser evitados enquanto a doença resistir na epiderme.

Há três tipos de miliária, que são classificadas conforme o nível de inflamação da glândula sudorípara. A cristalina é o nível mais fraco da doença, as bolinhas que aparecem na pele são claras, é comum também entre adultos e costumam sumir em questão de dias; a rubra apresenta vesículas avermelhadas e coceira intensa; o estágio mais avançado é a brotoeja profunda, quando a doença passa a ser constante no individuo.

É importante salientar que a miliária é uma erupção cutânea que não é contagiosa.

Por Glauco Vinícius

 


 


O produto certo para acabar com as brotoejas e ainda pode ser usado por toda a familia é Aloe First , Produto a Base de Puro Aloe Vera e 11 Ervas medicinais cuidadosamente escolhidas, é verdadeiro primeiros socorros que vc não pode deixar de ter em sua casa. Mais informaçãoes entre em contato comigo: rejaneaju@infonet.com.be ou rejane_morenaflor@hotmail.com ou pelo fone: (79)9914-6880.
Rejane Menezes, 05/01/2010 às 12:41

A reportagem tah boa, mas axo q deveria ter explorado tb os adultos q tm, pq eu sempre tnho por exemplo
Tulio, 22/12/2009 às 16:13

é importante lembrar tb q passar desodorante ou perfume ou qualquer cioisa com alcool no local afetado pode piorar a situação bjs
Renata, 22/12/2009 às 16:12

Clique aqui para ver todos os comentários

 



 

 
rodape