Quando pensamos em Carnaval, logo vem à mente as variadas festas e ritmos dançantes que contagiam o público brasileiro e estrangeiro, durante a semana mais esperada do ano por muitos foliões. E para quem gosta da festa, é necessário entrar no ritmo antes de cair na dança para não errar o passo. Nos meses que antecedem o Carnaval, a procura pelas aulas de dança aumenta consideravelmente nas escolas e academias.
(Fotos:Acervo Web)
Devido a essa grande procura, a professora e pesquisadora de dança, Mércia Conceição, lançou o curso de um mês para os interessados em aprender os ritmos frevo, swing baiano, e samba. Por serem estilos de dança que estão presentes nos carnavais mais procurados do país, como é caso de Recife, Salvador e Rio de Janeiro, respectivamente, a professora decidiu promover o curso com o objetivo de fazer com que os alunos se interessem pela dança, aprendam e aprimorem os passos para cair na folia.
“O curso surgiu de uma oportunidade em que a Escola de Dança Mércia Conceição fez uma parceria com o site de compras coletivas Alguns Trocados, e a gente teve essa ideia de laçar um curso rápido com as danças carnavalescas, visto que a época pede que o pessoal se atualize para cair na folia com graciosidade”, afirma a professora, que há 14 anos estuda e trabalha com a dança enquanto atividade preventiva, e que ajuda no avanço de tratamentos de saúde.
A procura pelo curso de dança tem conquistado cada vez mais adeptos em todos os locais de Aracaju, porém, não é somente com o intuito de aprender a dançar que os alunos procuram as escolas e academias especializadas nos ritmos. “A vida sedentária me levou a entrar na dança. Eu precisava fazer uma atividade física que me desse prazer, e que não fosse apenas uma obrigação para cuidar melhor da saúde, e para mim, tem sido ótimo, porque com a dança a gente relaxa e ainda cuida da saúde. Para mim a dança é uma válvula de escape para as atividades diárias”, destaca o funcionário público Wellington Lima.
Frevo é um dos ritmos mais procurados no Carnaval
A administradora baiana Mineia Carvalho, ressalta que se surpreendeu com os ritmos e com a melhora significativa do condicionamento físico. “A dança é uma atividade gostosa e que mexe com o corpo todo, e eu achei que seria interessante participar. Pelo fato de eu estar sem fazer exercícios físicos há muito tempo, eu achei que ia sair das aulas com o corpo todo dolorido, mas aconteceu o contrário, eu saí muito bem, e estou me sentindo ótima em estar praticando a atividade”, assegura.
O curso de ritmos carnavalescos acontece às terças-feiras, das 19h às 21h, na Escola de Dança de Salão Mércia Conceição, localizada na AV. Gentil Tavares da Mota, 896, Bairro Getúlio Vargas.
Por Díjna Torres