|
Aracaju: qualidade de vida e diversão garantida
Elevada de povoado a capital por razões econômicas, Aracaju foi uma das primeiras cidades no país a ser planejada. Seu desenho urbano, em formato de tabuleiro de xadrez, foi elaborado por uma comissão de engenheiros que teve como responsável Sebastião Basílio Pirro. O projeto foi considerado moderno e revolucionário para o período, afinal, era um verdadeiro desafio transformar um espaço plano de charcos e mangues no centro administrativo do estado.
Com o passar dos anos e o desenvolvimento citadino, a capital sergipana se consolida a cada dia como destino turístico agradável e acolhedor. E é exatamente no verão que a cidade abre suas portas e convida a todos para conhecer e desfrutar de seus atrativos naturais, seu calor humano, sua saborosa e variada gastronomia e sua excelente infraestrutura urbana. Eleita em 2008 a "Capital Brasileira da Qualidade de Vida", Aracaju possui uma rede hoteleira de grande qualidade, praias majestosas, além de uma significativa diversidade de equipamentos culturais e de lazer, composta por museus, galerias de arte, centro de convenções, teatros, parques, restaurantes, bares, casas noturnas e de espetáculos.
Com relação à circulação dentro da cidade, pode-se afirmar que apesar do grande número de veículos rodando por suas ruas e avenidas – Aracaju é uma das capitais nordestinas com a maior taxa de carros por habitantes -, ainda não se verificam os graves problemas de trânsito observados nas grandes cidades brasileiras. Além disto, graças ao sistema de transporte público integrado, é possível ir do norte ao sul da cidade pagando uma única passagem. E, ainda no quesito mobilidade, oferece-se aqui uma grande extensão de ciclovias para quem gosta de pedalar aproveitar lindas paisagens em total segurança.
Crédito das imagens: Cézar Oliveira
Onde ir
Opções de lazer não faltam na capital da qualidade de vida. Quem aprecia História poderá escolher programas cujo itinerário envolva espaços como a Colina do Santo Antônio, primeiro aglomerado urbano aracajuano; o Centro Histórico, região que abriga as mais importantes igrejas, praças, casarões antigos e monumentos históricos da cidade; os mercados Antônio Franco e Thales Ferraz, completamente revitalizados a partir de seus projetos arquitetônicos originais, além de espaços como a Ponte do Imperador, construída às margens do rio Sergipe para servir de ancoradouro ao vapor Apa, quando da visita do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Dona Tereza Cristina à província, praças, monumentos e igrejas.
Principais praias
Para os que não abrem mão de aproveitar o sol da estação, a capital sergipana oferece cerca de 35 quilômetros de litoral, com areias planas e firmes, perfeitas para caminhadas; águas mornas e rasas, ótimas para o banho, além de bares e restaurantes bem estruturados. As praias mais conhecidas e visitadas são as de Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio, Mosqueiro e, a principal delas, Atalaia.
Considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, a praia de Atalaia concentra os mais agradáveis hotéis, restaurantes e bares da cidade. Ela conta ainda com inúmeros equipamentos de lazer e de convivência social: caramanchão, quadras de tênis, parque infantil, fonte luminosa com o balé de águas, lagos, espaço para a prática de esportes radicais, Delegacia de Turismo, Oceanário e o Centro de Arte e Cultura J. Inácio.
Além da Orla de Atalaia, Aracaju possui ainda outras orlas não menos atrativas: a do Por do Sol, nas proximidades da Ponte Joel Silveira, e a do Bairro Industrial, às margens do Rio Sergipe. Ambas estão localizadas em pontos de grande beleza visual e possuem espaços como ciclovia, calçadão, parque infantil, centro de artesanato, bares e restaurantes. Perto da orla do Por do Sol, fica o povoado Mosqueiro, local mais do que privilegiado pela natureza. É ali que está localizada a famosa Croa do Goré, na qual ancora um restaurante flutuante que permite ao visitante saborear delícias gastronômicas da região à base de frutos do mar.
Já para quem não consegue ficar longe da agitação, a dica é visitar o badalado complexo de bares e restaurantes localizado na orla de Atalaia conhecido pelo nome de Passarela do Caranguejo. Ali é possível encontrar um dos pratos mais pedidos em terras sergipanas, o caranguejo, geralmente servido com vinagrete ou como ingrediente principal de pastéis, caldinhos, moquecas, casquinhas e mariscadas. Não se pode deixar ainda de conhecer as casas de shows e de eventos que animam a população nas melhores baladas que a noite pode oferecer.
|