Vai foliar até o Sol raiar? Bom, então se prepare. Para que toda festa corra bem, antes de tudo é necessário que o ator principal esteja em dia com sua saúde. Na capital ou no interior, o importante é estar bem para curtir o carnaval da maneira que ele merece ser curtido: com muita festa e alegria.
Durante o carnaval, o corpo acaba sofrendo com os excessos, principalmente quanto à desidratação causada pelo álcool, calor, cafeína e gasto com atividades físicas. Quem mais sofre é o fígado, obrigado a metabolizar grandes quantidades de bebidas alcoólicas nesse período.
Então, para tudo correr bem, fique atento às dicas:
- A menos que você seja o Rei Momo, tente ficar longe do trono: não coma alimentos de procedência duvidosa durante o percurso. Verifique as condições de preparo dos alimentos vendidos na rua.
- Durma bem pelo menos nas noites anteriores à festa. Se puder, compense as noites perdidas de sono com algumas horas de cochilo durante o dia.
- Alimente-se bem. Além de evitar problemas no estômago como gastrite e úlceras, você ainda se mantém nutrido para enfrentar o pique da festa. Dê preferência a carboidratos e proteínas e evite comidas gordurosas.
- Leve barras de cereal com você e as vá consumindo gradualmente durante o percurso.
- Tome bastante líquido antes, durante e depois da festa. É importante manter o organismo hidratado para evitar problemas posteriores. Lembre que algumas bebidas energéticas contêm cafeína, que acabam desidratando ao invés de hidratar. Prefira água, suco ou refrigerantes (sem cafeína).
- Passe protetor solar se decidir sair de casa durante o dia ou pela tarde. Muita gente esquece do aliado e volta pra casa cheio de queimaduras. Também carregue consigo um boné.
- Vacine-se contra a gripe antes ou depois da festa para evitar resfriados. Lembre-se da grande quantidade de pessoas acumuladas em um só local.
- Cuidado com os excessos: pular carnaval é uma atividade física e, como toda atividade, precisa de uma preparação prévia. Esteja atento ao seu preparo físico.
|