SES promove campanha contra DST/AIDS no carnaval
05/02/2005, 11:40
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através do Programa Estadual de DST/AIDS estará desenvolvendo uma série de ações nas cidades sergipanas que realizam o carnaval com o slogan "Na hora de rolar a festa use camisinha". Segundo o coordenador Estadual, Almir Santana, para o trabalho de prevenção serão distribuídos 50 mil preservativos no período.
A preocupação da coordenação é aproveitar a grande concentração de pessoas para divulgar os métodos de prevenção das DSTs e Aids. Serão distribuídos preservativos masculinos, leques, condutor urinário, porta-camisinha, chapéu-camisinha e camisas, além de material informativo produzidos pelo Ministério da Saúde como filipetas e cartazes com o tema "Vista-se - Use sempre camisinha".
As ações nOs municípios, tenDo em vista que o maior números de casos de Aids em Sergipe está no interior do estado, acontecem esse ano no sábado, dia 6, na Ilha do Ouro em Porto da Folha, no domingo, na Atalaia Nova e Pirambu com a presença do Camisildo. Na segunda pela manhã é a vez da Praia do Abaís e, pela tarde da Praia da Caueira com Bloco e Camisildo. Finalmente na terça, último dia de carnaval, é a vez de Neópolis receber o Camisildo e as equipes de DST/AIDS.
Em Aracaju as equipes vão estar todos os dias. A campanha tem como alvo principal os jovens, já que a maior incidência de casos está na faixa etária de 20 a 34 anos, e visa ensiná-los a usar corretamente o preservativo. O coordenador das DST/AIDS, Almir Santana, referência no combate a doença no Brasil, diz que a ação nos municípios dependerá de apoio. "Para que a campanha atinja nossas expectativas é preciso o apoio dos Secretários Municipais de Saúde, dos Agentes de Saúde e de voluntários. Na luta contra a Aids todos são bem-vindos", afirma.