CUT realiza Carnaval de Resistência no centro de Aracaju
16/02/2007, 07:57
Hoje, 16, a partir das 8h30, o centro de Aracaju será palco de uma irreverente manifestação política, que contará com a participação de trabalhadoras e trabalhadores sergipanos do campo e da cidade. É o Carnaval da Resistência, promovido pela Central Única dos Trabalhadores do Estado de Sergipe (CUT/SE) pelo segundo ano consecutivo.
A concentração será na Praça Fausto Cardoso. De lá sai uma passeata festiva pelas principais ruas do centro da cidade, animada por uma banda de frevo. O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade para temas atuais relacionados aos direitos trabalhistas e outros assuntos de relevância social. “É um carnaval de denúncia em relação a várias questões que representam ameaças ao trabalhador”, explica a secretária de Formação da CUT, Ângela Melo.
Para este ano, os temas escolhidos são a ameaça aos direitos do trabalhador, trazida pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC); a transposição do rio São Francisco; a suspeita de desvio de recursos da merenda escolar na rede estadual de ensino e a cobrança de auditoria nas contas do Estado; o impacto negativo do uso de agrotóxicos na agricultura; o problema das chamadas doenças ocupacionais e a reivindicação de uma Previdência Social mais eficaz em relação aos casos de acidentes de trabalho. Cada tema será representado por uma ala dentro do Carnaval da Resistência.