Ivan Leite: "lutar pelo progresso real do país com justiça social"
04/10/2002
O candidato ao Senado pelo PSDB, Ivan Leite, é formado em Engenharia Elétrica, tendo desempenhado as funções de administrador de empresas, radialista, empresário, líder estudantil, poeta e político. Quando deputado estadual, Ivan Leite lutou por propostas radicais para a sua época. Alguma de suas bandeiras foram a educação, a segurança pública, o emprego, lazer e a saúde, dentre outras. Ainda como deputado, Ivan defendeu o projeto da renda Mínima para o trabalhador brasileiro, proposta que vinha do senador Eduardo Suplicy. Projetos como a meia-entrada para estudantes em cinemas e casas de espetáculos culturais; a reserva de 20% das vagas dos cursos para os deficientes físicos; escolas de segundo grau para o interior, dentre outras bandeiras foram defendidas pelo candidato. Além disso, Ivan apresentou o projeto de lei que garante ao deficiente físico a oportunidade de participar de concursos públicos. também fazem parte da vida política de Ivan Leite, a ecologia e a defesa pela natureza, a criação de empregos para os brasileiros e melhores salários com redução de impostos para os trabalhadores.
PORTAL INFONET - Qual a principal função de um senador?
IVAN LEITE - Lutar pelo progresso real do país com justiça social.
PI - Quais as suas intenções no Senado?
IL - Lutar pela redução das desigualdades regionais entre o Sul e o Sudeste do país e as outras regiões com a conseqüente redução da desigualdade social, viabilizando a manutenção das empresas atuais e o surgimento de novas empresas através da política tributária voltada para este objetivo. Por exemplo, entendo que não deve haver encargos sociais sobre as folhas de pagamentos de salários que oneram as empresas, desestimulam a formalidade do contrato de trabalho e diminui o salário do trabalhador.
PI - Como senador, que setor do Estado será tratado como prioridade em seu mandato?
IL - Além das bandeiras gerais que beneficiarão a todo o Nordeste, como as citadas nas respostas anteriores, buscaremos toda a oportunidade de investimento em infra-estrutura na agricultura e prioritariamente na educação que é a base de todo o processo de desenvolvimento duradouro. Atualmente o petróleo e a energia elétrica são isentos de ICMS, tanto para a petrobras quanto para a CHESF. Por conseguinte, tanto o petróleo extraído em Sergipe e enviado para a Bahia para o refino, quanto a energia elétrica gerada em Xingó e enviada para todo o Nordeste, não geram recursos para o Estado de Sergipe. Entretanto, tanto a gasolina comprada da Bahia ou de outros Estados, quanto a energia elétrica comprada pelos consumidores finais já pagam o ICMS. O consumidor sergipano já paga este imposto, mas o Estado não é beneficiado com a receita do petróleo e da energia que vai para os outros Estados. Corrigida esta distorção, certamente o Estado de Sergipe receberá um muito grande volume de recursos que poderão e deverão ser aplicados às necessidades de educação, saúde, segurança, infra-estrutura, habitação, enfim, em todas as necessidades normais do Estado.
PI - Quais as suas propostas para os municípios sergipanos?
IL - A alocação de recursos proporcional a suas populações e inversamente proporcional à renda percapta dos municípios.